Notícias

Banca de DEFESA: VANESSA LOPES ABREU

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA LOPES ABREU
DATA: 18/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do LABTIC
TÍTULO:

Definição e implantação de uma aceleradora para projetos intraempreendedores inovadores em uma empresa de tecnologia


PALAVRAS-CHAVES:

inovação; desenvolvimento de software; estudo de caso; aceleradora; intraempreendedorismo


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Com o advento das tecnologias e o surgimento de novos modelos de negócios, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Nesse contexto, para se destacarem e manterem uma vantagem competitiva, as empresas precisam adotar estratégias de inovação. Uma dessas estratégias é a parceria entre organizações estabelecidas e startups. Esta estratégia é conhecida como aceleradora corporativa.

As aceleradoras corporativas têm o potencial de impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços dentro da empresa. No entanto, apesar da relevância desse assunto, os estudos relacionados a aceleradoras corporativas na engenharia de software ainda são limitados. 

Assim, este estudo tem como objetivo definir e implantar uma aceleradora corporativa interna em uma empresa brasileira de tecnologia. Além disso, este trabalho identifica os aspectos negativos e positivos dessa implantação. Para alcançar esses objetivos, foram adotados os métodos de pesquisa-ação e teoria fundamentada em dados. O método de pesquisa-ação foi utilizado como estratégia geral de condução do estudo. Já a teoria fundamentada em dados serviu como referência para o processo de análise dos dados coletados, que incluíram entrevistas semi-estruturadas e observações diretas, para a construção da aceleradora corporativa.

Como resultado, a estrutura desenvolvida para a aceleradora corporativa é composta por cinco etapas: planejamento, divulgação, submissão, aceleração e pós aceleração.  Esta estrutura foi implantada em uma empresa de desenvolvimento de software de médio porte localizada em Belém, PA durante os meses de janeiro a novembro do ano de 2022. Esta  implantação resultou em diversos aspectos positivos, destacando-se o apoio da alta administração, que impulsionou a criatividade e fomentou a criação de uma mentalidade empreendedora entre os participantes, promovendo também a diversidade no grupo. Entretanto, um desafio significativo identificado foi a limitada disponibilidade de tempo dos participantes. Estes  resultados são comparados com pesquisas anteriores à literatura o que resultou na definição de estratégias que visam mitigar os desafios enfrentados durante a implantação da aceleradora corporativa.

Os achados deste estudo podem ser aplicados em outras empresas, contribuindo para o aprimoramento e adaptação de programas similares que visam promover a inovação interna e alcançar vantagens competitivas sustentáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Externo ao Programa - 1835068 - ADAILTON MAGALHAES LIMA
Externo à Instituição - ANY CAROLINY DUARTE BATISTA DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 03/09/2023 21:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1