Banca de DEFESA: HELDER DANIEL DE AZEVEDO DIAS

DISCENTE: HELDER DANIEL DE AZEVEDO DIAS
DATA: 16/10/2023
LOCAL: FC-02

O Ensino da Programação Paralela Aplicado aos Alunos da Educação Profissional Técnica em Informática do IFPA - Campus Abaetetuba: Um Estudo de Caso da TI Verde à Computação em Cluster

TI Verde, Computação de Alto Desempenho, Curso Técnico em Informática, Processo de Ensino-Aprendizagem.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A área de Tecnologias da Informação (TI) é responsável por uma grande parcela da poluição mundial, como a emissão de CO2, o descarte de lixo tóxico, entre outros. Com a chegada da Indústria 4.0 o descarte de equipamentos de TI tende a crescer e o profissional desta área deverá, também, assumir a tarefa de gerir e/ou evitar esses impactos.
Neste sentido, o reaproveitamento de equipamentos de TI usados para aplicação em áreas como Computação de Alto Desempenho (CAD) é uma tarefa altamente viável, principalmente em locais onde há uma carência de recursos para a aquisição de novos equipamentos, como por exemplo, nas instituições de ensino públicas. Essas instituições acabam deixando, muitas vezes, de incluir determinados conteúdos práticos por falta de equipamentos próprios para o ensino de disciplinas que surgem como inovações ou consolidações tecnológicas. E quando se trata de ensino técnico, essas inovações demoram ainda mais para serem incluídas nas matrizes curriculares. Levantar o debate para a atualização e inserção de inovações tecnológicas nos cursos técnicos em Informática é necessário, tanto para incentivar os alunos, como para manter o interesse deles até o final do curso. Este trabalho tem como objetivo inserir os conceitos de TI verde e inovações tecnológicas nas matrizes curriculares dos cursos técnicos de Informática, e incentivar, também, a reutilização de computadores, que seriam descartados, para a montagem de arquiteturas de alto desempenho com o propósito de serem aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos em Informática. Para isso, foi realizada uma oficina com os alunos do curso técnico de Informática do IFPA - Campus Abaetetuba onde foram apresentados e discutidos conceitos de TI Verde, Computação em Cluster e Programação Paralela. Foram aplicados dois formulários, um pré e outro pós-oficina, para avaliar os conhecimentos e expectativas dos alunos. Para a realizar a avaliação do aprendizado foi utilizada a Gamificação.

Presidente - 1808111 - JOSIVALDO DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1738946 - FABIOLA PANTOJA OLIVEIRA ARAUJO
Externo ao Programa - 2324982 - REGIANE SILVA KAWASAKI FRANCES
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 13:58