Notícias

Banca de DEFESA: ANDRE LUIZ COELHO PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE LUIZ COELHO PINHEIRO
DATA: 16/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula do LABTIC
TÍTULO:

Estudo de caso em uma empresa de serviços de software: Inovações não sistemáticas e lições aprendidas


 


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação, Inovação em processos de Software, Empresa de Software, Ecossistemas de Inovação


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Este estudo investiga como uma pequena e média empresa (PME) de software brasileira de uma região com menor vitalidade inovadora desenvolve suas atividades inovadoras para melhorar seus processos de desenvolvimento de software. Realizamos um único estudo de caso exploratório e coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os parceiros e funcionários da empresa. Analisamos os dados usando técnicas de codificação qualitativa.

Nossos resultados sugerem que a empresa adotou inovações incrementais em seus processos de desenvolvimento de software, bem como novos métodos de desenvolvimento e gerencia- mento. Essas inovações tiveram impactos positivos, como melhoria no gerenciamento de projetos, aumento da colaboração, produtividade e motivação. Além disso, identificamos que a interação da empresa com atores de regiões mais inovadoras criou oportunidades para desenvolver novos negócios e melhorar seus processos, promovendo uma mentalidade mais inovadora.

Este estudo contribui para a literatura sobre inovação em empresas de software em regiões com menor vitalidade inovadora, destacando a importância do networking com regiões mais inovadoras para fomentar a inovação nos processos de desenvolvimento de software.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1257623 - CLEIDSON RONALD BOTELHO DE SOUZA
Interno - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Externo à Instituição - CARINA FROTA ALVES
Notícia cadastrada em: 11/08/2023 13:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1