Banca de DEFESA: ALAN TRINDADE DE ALMEIDA SILVA

DISCENTE: ALAN TRINDADE DE ALMEIDA SILVA
DATA: 30/08/2023
LOCAL: meet.google.com/nrw-bqpu-aaz

Proposta e Avaliação de um Método Baseado em Design Thinking para Ensino de Acessibilidade em Cursos de Computação

Acessibilidade, Ensino, Interação Humano-Computador, Método de Ensino

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Apesar dos avanços na área de acessibilidade de software ao longo das últimas décadas, ainda existem muitos problemas que interferem na ampla disponibilidade de softwares acessíveis. Esses problemas variam desde a preocupação com os custos de inclusão de acessibilidade no desenvolvimento de software, e o receio de que o trabalho de incluir acessibilidade em funcionalidades desenvolvidas possa ter um impacto financeiro muito grande, até a falta de motivação dos responsáveis pelo software para priorizar a acessibilidade, por não entenderem sua importância ou considerarem que a acessibilidade não é essencial, mas sim uma algo secundária para o software. Estes problemas também incluem um aspecto educacional, como expresso por profissionais de desenvolvimento de software que concluíram cursos de ensino superior em computação. Eles destacaram que a acessibilidade não foi adequadamente abordada durante seus estudos, sendo completamente negligenciada ou apenas superficialmente discutida quando mencionada. Essa lacuna educacional resulta na formação de profissionais de desenvolvimento de software que saem da faculdade ou universidade sem um sólido entendimento de como atender às diversas necessidades dos usuários e implementar adaptações para atender a diferentes requisitos. Além dos desafios associados à implementação de acessibilidade sem treinamento adequado, esses profissionais, quando educados adequadamente em questões de acessibilidade, têm o potencial de se tornarem mais empáticos em relação aos problemas enfrentados por indivíduos e podem contribuir para equipes de desenvolvimento de software mais propensas a criar produtos acessíveis. Este trabalho propõe um método para ensinar acessibilidade com base no Design Thinking para ser incluído como um módulo dentro das disciplinas de cursos de computação e o avalia em três ciclos de implementação em diferentes disciplinas na Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que o método proposto foi eficaz e conseguiu aumentar significativamente a percepção dos alunos sobre acessibilidade, tornando-os mais sensíveis e empáticos em relação ao tema, ao mesmo tempo que o consideraram interessante. Os professores que executaram as aulas implementando o método proposto também o avaliaram positivamente, manifestando disposição para aplicá-lo novamente em outras aulas e recomendá-lo a outros professores.

Presidente - 2151241 - MARCELLE PEREIRA MOTA
Externo à Instituição - INGRID TEIXEIRA MONTEIRO
Externo à Instituição - KAMILA RIOS DA HORA RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 11:50