Notícias

Banca de DEFESA: ALEXANDRE ABREU DE FREITAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE ABREU DE FREITAS
DATA: 25/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/imp-cyrq-zxx
TÍTULO:

Mitigando o Problema do Toque de Midas em Cenários Web com Interações Não Convencionais.



PALAVRAS-CHAVES:

Problema do Toque de Midas, Interação Não Convencional, Rastreamento de Cabeça, Rastreamento de Olhos, Usabilidade, Experiência do Usuário.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

Os cenários de interação estão mais diversificados com a evolução da tecnologia. Essa diversidade traz consigo novos meios de interação com os sistemas computacionais. Denominados de interações não convencionais (INC), esses novos meios se diferenciam dos dispositivos tradicionais, como mouse, teclado e telas sensíveis ao toque, com suas peculiaridades para interagir. No entanto, a rápida inclusão dessas tecnologias nos sistemas, não é acompanhada por uma análise da adaptação do ambiente, para receber uma interação não convencional. Surgindo assim, problemas que afetam a experiência do usuário (User Experience - UX), entre estes, destaca-se o Problema do Toque de Midas (PTM) que consiste na seleção involuntária de elementos gráficos na interface de usuário (IU), causando erros na interação e afetando a usabilidade do sistema. Neste contexto, o objetivo desta tese é propor um modelo voltado para mapear as principais características de uma IU com Interação Não Convencional, sendo possível elaborar uma possível estratégia para mitigar o PTM. Para avaliar o modelo proposto, foi definido a utilização interfaces de websites como cenários de testes e como meios de interação não convencional o rastreamento de cabeça e rastreamento de olhos. Com o modelo, foi elaborado um elemento gráfico denominado de Barra de Pactolo (BP), sendo inserido na interface e com interação a partir do posicionamento sobre o elemento gráfico. A Barra de Pactolo proporciona aos usuários segurança ao prevenir o problema do toque de midas, por meio do controle do evento de seleção na interface. Isso permite uma navegação sem interrupções indesejadas, suas principais características são a facilidade de uso, a segurança oferecida e a forma de interação. A BP foi avaliada em duas etapas: Primeira etapa, para definir qual a melhor configuração da barra na interface, através da coleta dos dados quantitativos de participantes; Segunda etapa, através da análise da usabilidade com dados quantitativos e qualitativos de dois grupos diferentes de participantes. Os resultados obtidos nos cenários que utilizam a BP foram promissores, a análise dos dados quantitativos apontam para uma prevenção significativa de cliques involuntários na interface. A análise dos dados qualitativos apresentam o desenvolvimento de uma melhor experiência do usuário devido à facilidade de uso, o que pode ser percebido em características como: tamanho e localização da Barra e forma de interação.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2325270 - BIANCHI SERIQUE MEIGUINS
Interno - 2378314 - JEFFERSON MAGALHAES DE MORAIS
Externo à Instituição - MARIO MASSAKUNI KUBO
Externo à Instituição - ROBERTO YURI DA SILVA FRANCO
Externo à Instituição - SANDRO DE PAULA MENDONÇA
Notícia cadastrada em: 26/07/2023 11:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1