Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILTON FREITAS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILTON FREITAS RIBEIRO
DATA: 05/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/ngo-joyh-nrr
TÍTULO:

Um trabalho exploratório para a catalogação de práticas ágeis no contexto de desenvolvimento de software: um foco no Agile Alliance


PALAVRAS-CHAVES:

Métodos Ágeis, Estudo Exploratório.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

As metodologias ágeis de desenvolvimento de software são consideradas como um conjunto de práticas e métodos, que tem como objetivo principal tornar o processo de desenvolvimento de software mais rápido, com menor custo e maior qualidade (FOWLER, 2005). O termo “Metodologia Ágil” tornou-se conhecido no ano de 2001, depois que um grupo de especialistas em processo de desenvolvimento de software representando diferentes métodos ágeis reuniram-se para discutir maneiras de melhorar o desempenho dos projetos de software (PONTES E ARTHAUD, 2018).

Durante a reunião, os especialistas perceberam que em seus projetos anteriores havia um conjunto de práticas comum que, quando utilizadas, os projetos em sua grande maioria davam certo. Após essa reunião surgiu a aliança ágil e criou-se o Manifesto ágil com suas filosofias, valores e princípios (PONTES E ARTHAUD, 2018). Segundo Pressman (2011), as metodologias ágeis foram criadas para corrigir fraquezas reais e perceptíveis da engenharia de software tradicional. De acordo com Conceição e Silveira (2015), o desenvolvimento ágil oferece benefícios importantes, no entanto, o mesmo não é indicado para todos os projetos e produtos. Portanto, deverá ser realizada uma análise antes do seu uso.

No Brasil o termo “Metodologia Ágil” vem se popularizando, principalmente, nos últimos anos, porém o que poucos imaginam é que devido a utilização de uma abordagem simplificada nos processos, essa metodologia habitualmente acaba sendo erroneamente confundida como um método com falta de controle e completa bagunça nos processos (MACHADO E MEDINA, 2009). No entanto, atualmente ser ágil é fazer a diferença em relação aos concorrentes e, diferente do que muitos imaginam, exige muita organização e disciplina nos processos (MACHADO E MEDINA, 2009).

No âmbito da Tecnologia da Informação (TI) existe uma cobrança excessiva para que os projetos obtenham resultados satisfatórios, com entregas cada vez mais rápidas e custos reduzidos. Empresas buscam de todas as formas manter-se competitivas no mercado e os profissionais de TI lutam para acompanhar o ritmo dessas mudanças (MACHADO E MEDINA, 2009). Portanto, existe um crescimento exponencial no desenvolvimento de metodologias ágeis, cujo o principal objetivo é aumentar a produtividade do trabalho com o compromisso de flexibilidade, qualidade e agilidade (MACHADO E MEDINA, 2009).

Estudos apontam que a utilização dessas práticas aumenta os índices de sucesso nos projetos de desenvolvimento de software, e evidenciam a importância em propagar o conhecimento das metodologias ágeis (SCHOEFFEL, 2021). Ainda de acordo com o estudo, embora as práticas ágeis sejam muito utilizadas atualmente, existe uma ausência de referências bibliográficas quando comparadas com as metodologias tradicionais. Um dos fatores do fracasso nos projetos que adotam esta metodologia está justamente no baixo conhecimento e experiência na utilização dessas práticas. (SCHOEFFEL, 2021).

Portanto, este trabalho tem por objetivo apresentar um catálogo com as práticas ágeis elencadas no Mapa do Metrô Ágil do Agile Alliance, expondo suas principais características, além de sugerir como realizar tais práticas, visto que durante o processo de desenvolvimento de software, geralmente, a equipe de desenvolvimento depara-se com problemas que habitualmente impedem a entrega de projetos dentro do prazo e do orçamento estipulado, ou em casos extremos com qualidade inferior ao que foi previsto (PONTES E ARTHAUD, 2018). Nesse contexto, surge a importância da divulgação das práticas ágeis.

A catalogação das práticas ágeis justifica-se como uma forma de contribuir com as discussões acerca das diferentes formas de utilização dessa metodologia e conduzir a melhores práticas de desenvolvimento de software. Com o intuito de alcançar este objetivo, será realizado, inicialmente, um estudo exploratório, a fim de identificar estudos especializados referente às práticas ágeis utilizadas no contexto de desenvolvimento de software A partir deste estudo, serão extraídos os dados bibliométricos, como: os tipos de práticas ágeis existentes, trabalhos que abordaram o tema referente à utilização de práticas ágeis, metodologias ágeis que são relacionadas às práticas ágeis e estudos na literatura sobre cada prática ágil, retornada durante a busca exploratória.

Posteriormente, as práticas ágeis serão catalogadas e caracterizadas de acordo com cada metodologia ágil, além de ser feita uma breve orientação de como realizar tal prática ágil e relacionar a mesma com estudos da literatura onde ela foi abordada. Na sequência, será desenvolvido um survey, que, com a revisão por pares com especialistas em metodologias ágeis, será aplicado a profissionais de software que utilizam ou já utilizaram práticas ágeis no seus respectivos trabalhos ou durante a vida acadêmica, a fim de verificar se o que foi encontrado na literatura é de fato o que está em uso no dia a dia dos profissionais. Os dados originados do survey serão analisados de forma quantitativa, por meio de estatística descritiva, enquanto que os dados qualitativos serão analisados a partir da Grounded Theory (GT).

Por fim, será realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para a obtenção de feedbacks sobre o uso das práticas ágeis a partir de relatos de estudos realizados. Portanto, espera-se que ao final desta pesquisa seja entregue um catálogo contendo todas as práticas ágeis elencadas no mapa metro da Agile Alliance, com suas principais características e como elas podem ser utilizadas no contexto de desenvolvimento de software. Dessa forma, o mesmo poderá contribuir para a tomada de decisão referente a qual (ou quais) prática(s) ágil(eis) é(são) a(s) mais indicada(s) para seu contexto de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 08:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1