Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AILSON MEDEIROS VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AILSON MEDEIROS VASCONCELOS
DATA: 05/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/iuf-iqip-bvk
TÍTULO:

Ecossistema de software SIG UFRN: Um Estudo Exploratório dos Cenários de Uso Determinantes à sua Adoção


PALAVRAS-CHAVES:

Ecossistemas de Software, Cooperação sinérgica, Cenários de uso, Revisão Sistemática da Literatura, Estudo Exploratório


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Ecossistemas de  software (ECOS) podem ser definidos como um conjunto de atores funcionando como uma unidade e interagindo com um mercado compartilhado de software e serviços, juntamente com as relações entre eles, baseada numa plataforma tecnológica comum (JANSEN; FINKELSTEIN; BRINKKEMPER, 2016). Segundo Iansiti e Levien (2004a), um ecossistema de software possui basicamente três elementos: centralizador (hub), plataforma (tecnologia ou mercado) e um conjunto de agentes de nicho (niche players). Assim, o centralizador é o dono da plataforma e os agentes do nicho são os envolvidos que podem utilizá-la para gerar valor para si e para os ECOS. No caso do sistema operacional Windows, a Microsoft é o centralizador, o Windows é a plataforma, e as demais empresas são os agentes do nicho, que usam a plataforma para construir as suas aplicações.

Neste contexto, os Sistemas Integrados de Gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SIG-UFRN), é uma plataforma tecnológica que foi desenvolvida com o objetivo de informatizar as atividades de negócio do tripé universitário e da atividade meio da instituição. O SIG-UFRN permite que a universidade (UFRN, 2022):

1. Ofereça operações fundamentais para a gestão das unidades responsáveis pelas finanças, patrimônio e contratos da UFRN, sendo, portanto, atuante nas atividades meio dessa instituição por intermédio do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos – SIPAC;

2. Informatize os procedimentos de recursos humanos por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH; e

3. Informatize os procedimentos da área acadêmica com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.

Esta plataforma tecnológica é utilizada por um número considerável de entes públicos e privados distribuídos pelos território nacional, onde os mesmos atuam como agentes de nicho, contribuindo para a sustentação desta plataforma em torno do que chamamos de ecossistema de software SIG-UFRN. Neste contexto de utilização, existem vários cenários de uso (adoção) do ecossistema SIG-UFRN que delimitam a situação atual de implantação da plataforma tecnológica no que concerne à questão técnica (desenvolvimento de novas funcionalidades para plataforma) e negocial (utilização das funcionalidades pelos usuários finais) por parte dos entes que congregam o ecossistema SIG-UFRN.

Um recorte de um quadro da situação de implantação de módulos do sistema SIPAC na Universidade Federal do Pará (UFPA), com  apenas 3 módulos do sistema implantados, conforme pode ser observado nos quadrados pintados em verde. Assim como a UFPA, outros entes que participam do ecossistema possuem cenários de uso distintos que são determinados por diferentes características internas, que vão desde questões técnicas (equipe de tecnologia da informação responsável pela implantação da plataforma tecnológica e desenvolvimento de novas funcionalidades), até questões negociais (diretrizes internas e políticas governamentais), que precisam de um análise para determinar quais motivos do atual estado de adoção do ecossistema SIG-UFRN que pode prejudicar fortemente suas atividades de negócio, bem como o desperdício de recursos financeiros empregados para ingressar ao ecossistema SIG-UFRN.

Portanto, o objetivo desta pesquisa é obter quais são os fatores determinantes à construção dos diferentes cenários de uso relacionados aos entes que congregam o ecossistema SIG-UFRN. Para tanto, pretendemos responder a seguinte questão foco de pesquisa: qual o cenário de uso (adoção) do ecossistema de software SIG-UFRN no contexto de pessoas da área técnica envolvidas no desenvolvimento (concepção, elaboração, construção e transição) da plataforma? Assim, estamos interessados em responder as questões secundárias:

· Quais os aspectos que motivam e facilitam a adoção do ecossistema de software SIG-UFRN?

· Quais os principais desafios enfrentados na adoção deste ecossistema de software?

· Quais fatores determinam o sucesso ou insucesso na adoção deste ecossistema de software?

Para o desenvolvimento desta pesquisa, em primeiro, conduzimos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que teve por objetivo identificar como são definidos os estudos que discorrem sobre análise dos cenários de uso em ECOS extraindo métodos, técnicas e práticas utilizadas. Esta RSL nos forneceu os elementos necessários à análise dos cenários de uso dos entes que congregam o ecossistema SIG-UFRN. Em segundo, aplicaremos entrevistas semiestruturadas com os desenvolvedores que participam do processo de implantação da plataforma tecnológica nos respectivos entes que congregam no ecossistema. O objetivo desta coleta de dados é justamente identificar no escopo técnico aspectos motivacionais, desafios, fatores de sucesso e insucesso na adoção da plataforma em torno do ecossistema SIG-UFRN.

Para a análise dos dados coletados utilizaremos técnicas de codificação de Teoria Fundamenta em dados (STRAUSS; CORBIN, 2008). Por fim, como resultados desta pesquisa, em primeiro, colocaremos à disposição da pesquisa acadêmica um conjunto de métodos, técnicas e práticas utilizadas para análise dos cenários de uso em ECOS que poderão ser aplicados de acordo com os aspectos (técnico ou negocial) que o pesquisador desejar analisar no ecossistema de software foco de sua pesquisa. Em segundo, colocaremos à disposição da sociedade um documento orientador sobre o ecossistema de software SIG-UFRN, que permitirá aos entes que desejem adotar o ecossistema, identificar a viabilidade de ingresso e até mesmo atuar na formação do perfil necessário para adentrar no ecossistema, no sentido de contribuir e se beneficiar da utilização das funcionalidades oferecidas por este ecossistema de software.

Portanto, concluímos que as características dos cenários de uso a serem descobertos nesta pesquisa facilitará à tomada de decisão dos gestores de entidades que tenham interesse na adoção do ecossistema contribuindo, assim, para a manutenção da saúde do mesmo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1643578 - SANDRO RONALDO BEZERRA OLIVEIRA
Externo à Instituição - FABRÍCIO WICKEY DA SILVA GARCIA
Externo à Instituição - ISAAC SOUZA ELGRABLY
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 08:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1