Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA NAGLE AZEVEDO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATÁLIA NAGLE AZEVEDO SILVA
DATA: 28/06/2022
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório Hailton Correa
TÍTULO:

Tons e entretons do feminicídio: a (in)visibilidade de mulheres negras interseccionadas por racismo e sexismo ante o sistema de acesso à justiça na Região Metropolitana de Belém. 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave. Feminicídio. Interseccionalidade. Racismo. Sexismo.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
SUBÁREA: Direitos Especiais
RESUMO:

Mulheres negras são brutalmente interseccionadas por racismo e sexismo, enquanto matrizes de opressão, condição esta, que as situa na base da pirâmide social. Em se tratando do contexto que envolve, notadamente, a mulher negra no território paraense, tal circunstância apresenta-se em maior grau de complexidade, cuja interseccionalidade entre gênero, raça e classe, é agregada ao componente regional, refletindo fortemente na determinação do locus social de tal categoria. Nessa perspectiva, o estudo pretendido tem por objetivo geral compreender de que forma, o sistema de acesso à justiça na Região Metropolitana de Belém, vem encarando a interseccionalidade entre racismo e sexismo, notadamente ante os casos de feminicídio contra mulheres negras. Em termos metodológicos e para alcance dos objetivos a que se propõe a pesquisa ora apresentada foi adotado o estudo de caso como estratégia de investigação, a ser conduzido sob o método indutivo e abordagem qualitativa, desdobrando-se em pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica será pautada nos estudos de livros e artigos científicos situados no campo do Pensamento Feminista Negro1 , ao passo que, a pesquisa documental consiste na análise de casos emblemáticos de feminicídio que se deram na Região Metropolitana de Belém, a fim de mapear como a problemática se manifesta no plano prático local. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495374 - LOIANE DA PONTE SOUZA PRADO VERBICARO
Interno - 2388927 - ANDREZA DO SOCORRO PANTOJA DE OLIVEIRA SMITH
Externo ao Programa - 2185031 - IZABELA DA SILVA JATENE
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 15:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1