Banca de DEFESA: AVENER GLEIDSON ANDRADE SANTOS

DISCENTE: AVENER GLEIDSON ANDRADE SANTOS
DATA: 30/01/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

CARACTERIZAÇÃO DO TECIDO FIBROSO DE TURURI E AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS DE MATRIZ POLIÉSTER
REFORÇADOS COM TECIDO FIBROSO DE TURURI

Fibras naturais; Sustentabilidade; Compósitos; Poliméricos.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Materiais e Metalúrgica

Nas últimas décadas, tornou-se crescente a busca por materiais ecologicamente limpos, ou seja, materiais que sejam capazes de agregar aspectos sustentáveis e elevado desempenho mecânico. No contexto da sustentabilidade, a utilização de resíduos para produção de novos materiais tornou-se frequente, pois a incorporação destes resíduos pode representar uma solução de destinação, ambientalmente correta, para estes. A utilização de fibras naturais na produção de novos materiais vem aumentando bastante nos últimos anos. O tecido fibroso de tururi é oriundo da palmeira do Ubuçu. O tecido é responsável por envolver os frutos da palmeira. Parte do tecido fibroso oriundo da coleta dos frutos é utilizado em artesanatos e atividades rudimentares como recobrimento de casas. Contudo, uma grande quantidade destes resíduos é descartada em lugares inadequados, gerando assim, prejuízos ambientais. Neste contexto, a utilização do tecido de tururi como agente de reforço em compósitos de matriz polimérica surge como uma alternativa viável para destinação sustentável deste resíduo. A utilização de fibras naturais como reforço em compósitos de matriz polimérica já é bem consolidada, pois algumas fibras apresentam elevado desempenho mecânico e boa estabilidade térmica, duas propriedades altamente atraentes em materiais compósitos. Os compósitos reforçados com fibras naturais têm um vasto campo de aplicação, podendo ser utilizados em indústrias de construção civil, aeroespacial, automobilística, entre outras. Neste âmbito, o presente estudo tem por objetivo caracterizar o tecido fibroso de tururi por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia óptica (MO), análise termogravimétrica (TG/DTG) e ensaio de tração no tecido, assim como avaliar propriedades físicas e químicas deste tecido. Por conseguinte, avaliar o comportamento mecânico e térmico dos compósitos de matriz poliéster reforçados com tecido fibroso de tururi. Os compósitos serão confeccionados com 0, 10, 20 e 30 % em massa de reforço fibroso. Após a confecção dos compósitos estes serão ensaiados em tração, flexão e impactos: Izod e Charpy. Além disso, a morfologia dos compósitos será analisada por microscopia eletrônica de varredura no ponto das fraturas dos ensaios supramencionados, a fim de verificar a adesão entre matriz e reforço. A análise térmica será realizada para verificar seu comportamento e compreender melhor as possibilidades de aplicação dos compósitos. Os ensaios de impacto serão realizados com o intuito de verificar a possibilidade de aplicação destes compósitos em áreas automobilísticas e balísticas.

Interno - 1889786 - MARCOS ALLAN LEITE DOS REIS
Externo à Instituição - MICHEL PICANÇO DE OLIVEIRA
Presidente - 2270778 - VERONICA SCARPINI CANDIDO
Notícia cadastrada em: 18/01/2023 08:32