Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA CONDE DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA CONDE DOS SANTOS
DATA: 28/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de aula 01 do PPGO - Faculdade de Odontologia
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DE DENTIFRÍCIO BRANQUEADOR CONTENDO CARVÃO ATIVADO SOBRE PROPRIEDADES DO ESMALTE DENTAL: ANÁLISES DE ULTRAMICRODUREZA, RUGOSIDADE SUPERFICIAL, ULTRAMORFOLOGIA E COLORIMETRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Carvão ativado, dentifrício branqueador, rugosidade


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

É possível encontrar uma grande variedade de dentifrícios branqueadores à livre disposição no mercado, com a intenção de proporcionar dentes mais claros a um custo mais baixo quando comparado a tratamentos profissionais. tais produtos despertam o crescente interesse do público consumidor e, mais recentemente, muito desses agentes branqueadores têm incorporado carvão ativado em suas formulações. Contudo, sua ação abrasiva que permite a adsorção de pigmentos da superfície do esmalte dental ainda não foi investigada em relação aos possíveis efeitos deletérios provocados. Logo, o propósito desse estudo será avaliar a influência de dentifrício branqueador contendo carvão ativado sobre o esmalte dental através das análises de ultramicrodureza, rugosidade superfícial, ultramorfologia e colorimetria. Após a confecção dos corpos de prova (CPs), estes serão divididos aleatoriamente nos seguintes grupos: dentifrício regular (não branqueador); dentifrício branqueador convencional; dentifrício branqueador à base de carvão ativado e gel de peróxido de carbamida a 10% (PC10). Para avaliação das propriedades do esmalte tratado, serão realizadas análises de ultramicrodureza, rugosidade superficial, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e colorimetria, onde será realizada escovação dental simulada para os CPs que sofrerão desafio abrasivo durante 30 dias – já para os CPs que serão clareados, o tratamento preconizado será de 14 dias. As leituras serão estabelecidas em dois momentos: antes de qualquer intervenção (baseline) e ao fim dos tratamentos propostos. Após a análise de dados, os mesmos poderão ser submetidos à análise multivariável (MANOVA) que controla a taxa de erro experimental ou à análise de variância one-way – após passar pela confirmação de normalidade através do teste de Shapiro-Wilk. O nível α estabelecido será de 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Externo à Instituição - MARIO HONORATO DA SILVA E SOUZA JUNIOR
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO
Notícia cadastrada em: 07/02/2020 11:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1