Banca de DEFESA: DOUGLAS VOSS DE OLIVEIRA

DISCENTE: DOUGLAS VOSS DE OLIVEIRA
DATA: 05/02/2018
LOCAL: Sala de aula 1 do PPGO-UFPA

COMPARAÇÃO DA PRECISÃO DE GUIAS CIRÚRGICOS CAD/CAM PARA MENTOPLASTIA: TERMOPLÁSTICO VERSUS TITÂNIO COM FIXAÇÃO CUSTOMIZADA

Mentoplastia, Cirurgia Ortognática, Assimetria facial, Placas ósseas, Mini placas customizadas, guias de corte, CAD/CAM.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Comparar e calcular a precisão de dois diferentes guias CAD/CAM para mentoplastia através da sobreposição de imagens 3D: 1) Guia CAD/CAM  termoplástico biocompatível, com apoio dentário e fixação do mento através de placa pré-conformada; 2) Guia CAD/CAM de titânio, com apoio ósseo e fixação do mento com placa customizada.

Materiais e métodos: Estudo prospectivo abrangendo dois grupos de sete pacientes submetidos a cirurgia ortognática com mentoplastia, selecionados aleatoriamente de um universo de 64 pacientes. O grupo 1 recebeu o guia termoplástico e o grupo 2, o de titânio. Através da sobreposição de imagens 3D do planejamento virtual e pós operatório, determinou-se a diferença em milímetros da movimentação. Os cálculos foram realizados com o software Cloudcompare, que suporta dois tipos de análise: Primeiro método: Algorítimo da proximidade interativa entre os pontos de correspondência de superfície (ICP), que fornece o valor médio das movimentações e o desvio padrão, tridimensionalmente. O segundo método fornece as distâncias lineares nos eixos X, Y e Z. Para comparação estatística entre o grupo um e o grupo dois utilizou-se o Teste t de Student com nível alfa de probabilidade de erro de 5%.

Resultados: Utilizando-se o primeiro método de análise, o grupo 1 mostrou média de movimentação de 0.26 mm e desvio padrão 1.16 mm enquanto o grupo 2 mostrou média de 0.29 mm e desvio padrão 0.84 mm. Utilizando-se o segundo método, o grupo 1 apresentou a média de movimentação de 1.05 mm e desvio padrão 0.40mm, e o grupo 2, média de 0.83 mm e desvio padrão de 0.47mm. Não houve diferença estatística significativa a 5% entre os grupos em ambos os tipos de análise, pelo teste t de Student (p = 0,15 e 0,38, respectivamente).

Conclusão:

Na mentoplastia, o uso do guia CAD/CAM termoplástico com apoio dentário e fixação do mento com placa pré-conformada proporcionou precisão semelhante à obtida com o guia CAD/CAM de titânio, com apoio ósseo e fixação do mento com placa customizada.

Interno - 1152830 - ANTONIO DAVID CORREA NORMANDO
Externo à Instituição - DIOGO SOUZA FERREIRA RUBIM DE ASSIS
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 17/01/2018 09:13