Banca de DEFESA: ROBERTA FONSECA DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA FONSECA DE CASTRO
DATA: 28/03/2024
LOCAL: Via plataforma Google Meet

Prevalência Da Anatomia De Molares Inferiores: Revisão Sistemática e Estudo Clínico Observacional Transversal

Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico; Dente Molar; Endodontia; Estudos Transversais; Prevalência; Revisão Sistemática; Anatomia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Endodontia

O objetivo deste estudo é analisar através de uma revisão sistemática da literatura e dois estudos observacionais a prevalência da anatomia de primeiros molares inferiores através de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Na primeira etapa deste estudo foi realizada uma revisão sistemática da literatura com a seguinte pergunta da pesquisa: Qual a prevalência do canal médio mesial (MM) em molares inferiores analisados através de tomografias computadorizadas de feixe cônico? O protocolo de execução desta revisão sistemática foi elaborado e registrado em Prospective Register of Systematic Review (PROSPERO). Buscas sem restrição de tempo ou linguagem foram realizadas utilizando a estratégia PEOS nas bases de dados, bem como uma busca manual nas referências dos estudos selecionados. A seleção dos estudos foi realizada em duas fases por dois revisores independentes e a avaliação do risco de viés realizada através da ferramenta de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute (JBI). Um total de 4.823 estudos foram identificados. Após análise, 86 foram incluídos para síntese qualitativa. Foi encontrada uma prevalência global de 1,6% (IC 95%: 1,1%-2,1%) de canais MM. Não foram observadas diferenças significativas entre homens ou mulheres; no entanto, os primeiros molares inferiores apresentaram uma prevalência significativa de canal MM (p<0,05). A metarregressão foi utilizada para identificar possíveis fontes de heterogeneidade. Portanto, a prevalência mundial de canal MM em molares inferiores foi de 1,6%. Os primeiros molares apresentam maior predisposição ao canal MM. Na segunda etapa do estudo,foi conduzido  um estudo observacional seguindo as recomendações do “Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology” (STROBE statement). O objetivo foi detectar a prevalência de canais mesiais médios na raiz mesial dos primeiros molares inferiores, radix entomolaris e, canal em forma de C"na subpopulação brasileira, por meio de análise retrospectiva de tomografia computadorizada de feixe cônico. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal do Pará (6.562.572). Um total de 183 pacientes (104 mulheres e 79 homens) foram selecionados, e 325 imagens de TCFC de alta qualidade de molares inferiores permanentes foram analisadas para investigar a morfologia do canal radicular. O canal mesial médio estava presente em 3,6% (11 de 307) dos molares inferiores, enquanto uma raiz extra (radix), foi observada em sete casos (2,28%). Além disso, a configuração do canal em forma de "C" foi encontrada em onze casos (3,58%) de molares inferiores. O conhecimento das variações anatômicas é essencial para o sucesso do tratamento eprognóstico favorável. Portanto, é importante notar que o canal MM, uma raiz extra e o canal em forma de "C" são achados raros em molares inferiores na subpopulação brasileira analisada.

Externo à Instituição - Carlos Vieira Andrade Júnior
Interno - 2346057 - FABRICIO MESQUITA TUJI
Externo à Instituição - FRANCISCO MONTAGNER
Presidente - 2611242 - JULIANA MELO DA SILVA BRANDAO