Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO VIEIRA DA SILVA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO VIEIRA DA SILVA GOMES
DATA: 07/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Via plataforma Google Meet
TÍTULO:

“AVALIAÇÃO DA PRECISÃO DA INSTALAÇÃO DE IMPLANTES POR MEIO DE CIRURGIA GUIADA ATRAVÉS DE GUIAS CIRÚRGICOS IMPRESSOS EM 0º E 90º COM E SEM FIXADOR DE GUIA – ESTUDO LABORATORIAL”


PALAVRAS-CHAVES:

 Cirurgia Guiada, Implantodontia, planejamento digital, guia impresso.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

A possibilidade de realizar tomografias e escaneamentos intraorais e sobrepor os arquivos provenientes desses exames em softwares específicos, abriu uma nova possibilidade de tratamento na implantodontia que são as cirurgias guiadas por computador. Apesar da confiança que o método traz, muitas etapas são executadas durante o processo, o que possibilita uma grande variedade de erros e custo elevado. Por esse motivo, há necessidade de mais estudos a respeito do tema, de modo que elucidem maior controle dos desvios e redução dos custos. METODOLOGIA: este estudo traz uma avaliação laboratorial, transversal, com caráter observacional descritivo e comparativo do resultado da instalação de implantes em manequins de resina, capazes de simular a densidade óssea entre o tipo II e III, provenientes de quatro tipos de guias cirúrgicos para procedimentos guiados, sendo divididos em quatro grupos com 10 unidades cada, sendo impresso na horizontal com retenção (GI-HCR); impresso na horizontal sem retenção (GII-HSR); impresso na vertical com retenção (GIII-VCR) e impresso na vertical sem retenção (GIV-VSR. Após os ensaios, os manequins foram tomografados e alinhados ao planejamento digital no software Nemo FAB. O desvio linear nos eixos X, Y e Z; desvio 3D do centro do implante e do ápice e o ângulo formado entre eles foram levados em consideração. RESULTADOS: foram avaliados os desvios lineares nos eixos X, Y e Z tendo como referência o ápice e a cabeça do implante; angulares; desvio 3D do ápice e a cabeça do implante e a correlação dos desvios do ápice e da cabeça do implante. Para análise linear dos eixos, houve diferença estatística quando comparados os grupos II x III (P = 0.0259) e II x IV (P = 0.009) no eixo Y, não sendo observado diferença nas comparações angulares e desvios 3D. CONCLUSÃO: houve diferenças significativas na precisão apenas em relação ao desvio linear no eixo Y quando comparados os grupos II x III e II x IV, isso ocorreu por causa de uma alteração no processo de impressão das guias do grupo II. Todos os grupos possuíram resultados clínicos aceitáveis e podem ser utilizados dentro das margens de segurança estabelecidos na literatura.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDRE LUIS RIBEIRO RIBEIRO
Externo ao Programa - 327588 - ANTONIO GUILHERME MANESCHY FARIA
Externo ao Programa - 1517004 - BRUNO PEREIRA ALVES
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Presidente - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 05/03/2024 10:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2