Banca de DEFESA: ALINE MARQUES DIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE MARQUES DIAS
DATA: 26/09/2023
LOCAL: Via plataforma Google Meet

ANÁLISE DA EXPRESSÃO DE METALOPROTEINASE-2, -9, METALOTIONEÍNA, FATOR DE CRESCIMENTO ENDOTELIAL VASCULAR E SEU RECEPTOR EM ADENOMA PLEOMÓRFICO

Adenoma Pleomorfo; Neoplasias das Glândulas Salivares; Metalotioneína; Metaloproteinases da Matriz; Fator de Crescimento Endotelial Vascular.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

O adenoma pleomórfico (AP) é a neoplasia mais comum das glândulas salivares. As principais características do AP são a alta frequência de ocorrência e a invasividade local. As metaloproteinases -2 (MMP-2), -9 (MMP-9) e a metalotioneína (MT) estão fortemente associadas à invasividade local de diversos tumores, porém não há relatos sobre esta correlação no AP. Sugere-se que células de AP produzem fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), que exerce sua função ligado a seu receptor (VEGFR) e tem atuação principal em angiogênese tumoral, proliferação e migração celular, eventos também importantes para a invasividade tumoral. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a expressão de MMP-2, MMP-9, MT, VEGF e VEGFR, e verificar a possível correlação entre sua expressão e a invasividade local do AP. Este estudo, inédito na literatura, é de extrema importância para uma melhor compreensão do comportamento biológico dessa neoplasia. Foi realizado cultivo de linhagens celulares de AP e glândula salivar (GS) normal para condução da análise transcriptômica, além da observação da rede de interação proteína-proteína com a Ferramenta de Busca para Recuperação de Genes em Interação (STRING). Também foi observada a imunoexpressão das proteínas de interesse no estudo em AP e GS, com posterior avaliação da imunomarcação com o software ImageJ. Para análise dos dados obtidos, além da estatística descritiva, foi utilizado o software GraphPadPrism 5, sendo realizados os testes T de Student e Mann-Whitney, além de correlações de Pearson e Spearman. Na análise transcriptômica, foi observado que MT2A, MMP-2, VEGF e VEGFR apresentaram maior quantidade de leituras na em AP quando comparadas a GS. Na rede de interação proteína-proteína, foi observada ligação direta entre MT2A e MMPs, sendo que as MMPs forneceram interação indireta entre MT2A e os fatores angiogênicos. Foi verificado que o AP apresentou elevada imunoexpressão de MMP-2, MMP-9, MT, VEGF e VEGFR quando comparado a GS. Houve correlação positiva da MMP-9 com a MT e com o VEGF. Sugere-se que a MMP-9 participa ativamente dos mecanismos de invasividade do AP, em associação com as demais proteínas estudadas.

Externo à Instituição - Adriana Etges
Externo à Instituição - FABRICIO PASSADOR SANTOS
Presidente - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Interno - 1640241 - SERGIO DE MELO ALVES JUNIOR