Notícias

Banca de DEFESA: NAYARA CRISTINA MONTEIRO CARNEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA CRISTINA MONTEIRO CARNEIRO
DATA: 04/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Programa de Pós-graduação em Odontologia PPGO-UFPA
TÍTULO:

"Acurácia cirúrgica de um novo modelo de guia maxilar osseo-dento-suportado em cirurgia ortognática: método de benefício antecipado"



PALAVRAS-CHAVES:

cirurgia ortognática; impressão tridimensional; maxila; osteotomia. 


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:
Esta pesquisa objetiva avaliar e validar a acurácia cirúrgica de um novo tipo de “splint” maxilar osseo-dento-suportado (SODM) confeccionado através de tecnologia CAD/CAM, que apresenta dupla função, a de guia de posicionamento maxilar e a de corte para osteotomia Le Fort I, em cirurgias ortognáticas combinadas de benefício antecipado. Este é um estudo prospectivo realizado em pacientes com deformidades esqueléticas dentofaciais no Hospital Ophir Loyola/PA, submetidos à correção cirúrgica entre os anos de 2018 a 2022 e selecionados dentro dos critérios de elegibilidade. Para todos os casos incluídos no estudo, o software de planejamento e cirurgia virtual utilizado foi o Dolphin Imaging Solutions® (Califórnia, Estados Unidos). As imagens dos crânios de planejamento foram transferidas ao software Blender® 2.80 (Amsterdã, Holanda) para confecção do guia customizado em arquivo STL (Standard Triangle Language) e posterior impressão tridimensional (3D). A análise da acurácia do guia SODM se deu a partir da sobreposição da imagem de planejamento da maxila (CT0) à reconstrução tomográfica 3D pós-operatória (CT1). As diferenças médias entre elas foram quantificadas nos movimentos  látero-lateral (X), ântero-posterior (Y) e vertical (Z), em seis diferentes pontos maxilares, sendo três ósseos e três dentários, para que uma avaliação mais criteriosa da acurácia fosse realizada de forma tridimensional. Para comparação entre as imagens de planejamento (CT0) e as pós-operatorias (CT1), optou-se pelo teste T-Student em cada um dos seis diferentes pontos e movimentos realizados. O teste de normalidade de Shapiro-Wilk foi utilizado em cada análise, previamente. Para amostras anormais, utilizou-se o teste de Wilcoxon em substituição. Outra análise utilizada nesta pesquisa foi o método de Bland e Altman com intervalo de confiança de 95%. Os resultados do guia SODM  sugerem que o mesmo apresentou uma boa acurácia nos três planos maxilares, X, Y e Z, com discrepâncias abaixo de 1 mm em todos os pontos avaliados. Contudo, o eixo Y foi o que apresentou os maiores desvios padrões entre as amostras, tendo o guia a menor precisão neste movimento. Já no eixo Z, apenas um dos pontos dentários apresentou diferença estatisticamente significante entre CT0 e CT1. A melhor acurácia foi observada no plano látero-lateral. Mais estudos de comparação a outros métodos precisam ser realizados para que o guia SODM tenha sua precisão e eficácia validadas.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Eduardo Seixas Cardoso
Interno - 1152832 - JOAO DE JESUS VIANA PINHEIRO
Presidente - 379.918.172-53 - JOSE THIERS CARNEIRO JUNIOR - UFPA
Externo à Instituição - RADAMES BEZERRA MELO
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 09:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2