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Banca de DEFESA: ANDRESSA DA SILVA GONCALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRESSA DA SILVA GONCALVES
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

OS CURRÍCULOS NORTISTAS A LUZ DA BNCC: A EDUCAÇÃO PARA ASRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REGIÃO NORTE (2015- 2022)


PALAVRAS-CHAVES:

Base Nacional Comum Curricular – Currículos Nortistas – Ensino de
história – Relações étnico-raciais – história regional.


PÁGINAS: 288
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

A presente pesquisa esteve inserida na linha de pesquisa ‘Educação na Amazônia:
formação do educador, práxis pedagógica e currículo’ no Programa de Pós-Graduação em
Educação na Amazônia (EDUCANORTE) e teve como tema e objeto os currículos nortistas
reformulados pela Base Nacional Comum Curricular. Este estudo apresentou como objetivo
geral analisar como os currículos nortistas do ensino fundamental incorporam as diretrizes da
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente as relativas as relações étnico-
raciais no ensino de história. Entre os objetivos específicos estavam: 1) Evidenciar a estrutura
da BNCC e currículos nortistas; 2) Refletir sobre a literatura especializada referente aos
pilares do trabalho: BNCC, Currículo e Ensino de história; 3) Identificar qual o lugar das
especificidades regionais do ensino de história nos currículos nortistas balizados por uma
Base unificada; 4) Detalhar a composição da narrativa voltada a história regional nos
currículos estaduais; 5) Sopesar a inserção da temática étnico-racial no ensino de história
presente nos currículos estaduais. Através dessa incursão argumentamos que os currículos
estaduais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins seguem em
diversas medidas a lógica homogeneizadora da BNCC que se reflete na abordagem da
identidade amazônica, na qual se inclui uma história regional e formação étnico-racial. Nesse
sentido, essas dimensões são abordadas nos currículos analisados a partir da premissa
neoliberal e neoconservadora professada pela base, que sustentam para além do
eurocentrismo, também o sudestecentrismo. Nesse sentido, advogamos que os currículos
nortistas não cumprem sua função, isto é, garantir 40% de parte diversificada em seus
currículos. Visto que, além da inclusão diminuta e superficial da história regional e relações
étnico-raciais, também secundarizam essas esferas em favor da hegemonia da agência, cultura
e história da Europa e Sudeste.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANE MAIA GARCIA
Externo à Instituição - KÁTIA EVANGELISTA RÉGIS
Externo à Instituição - MARIA JOSE DE PINHO
Externo ao Programa - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Externo à Instituição - RENILSON ROSA RIBEIRO
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 23/02/2024 15:05
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