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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS
DATA: 19/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: NEB UFPA
TÍTULO:

A INSTRUÇÃO PÚBLICA PARAENSE NO PERÍODO DE 1930 A 1935: O PROCESSO DE (RE) ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO PARÁ NA PRIMEIRA INTERVENTORIA DE MAGALHÃES BARATA


PALAVRAS-CHAVES:

Década de 30. Instrução pública. Expansão de matrícula.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta tese de doutorado, em andamento, apresenta uma pesquisa da área da história da educação. Objetiva analisar o processo de (re) organização da instrução pública no Pará entre os anos de 1930 e 1935, por meio da compreensão do cenário político e educacional brasileiro no período, da caracterização do processo de (re) organização da instrução pública paraense e da identificação das bases legais dessa (re)organização instituída pelo interventor Joaquim Cardoso de Magalhães Barata. O referencial teórico é composto por autores como Bastos (2006), Corrêa (2009), Fausto (2006), D’Araujo (2011), Napolitano (2018) e Martins (2018) que tratam do período da Segunda República no Brasil; Andreotti (2006), Damasceno (2016), Cruz (2010), Fausto (2006) e Napolitano (2018), que abordam questões relacionadas à educação pública brasileira na década de 30; Rocque (1999), Castro (2011) e Damasceno (2012) que discutem sobre a educação pública paraense no período da interventoria de Barata. A fundamentação teórica é baseada nas concepções do filósofo Antônio Gramsci (1982). Utilizamos como fontes documentais Decretos do período de 1930 a 1935 e uma Portaria publicada em 1933, coletados em locais como Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Biblioteca Pública Arthur Vianna (CENTUR) e Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA). No tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo baseada em Franco (2018). O resultado da pesquisa, até o momento, é que no período da Segunda República, sobretudo a partir da década de 1930, o Brasil sofreu inúmeras transformações que foram impulsionadas pela queda da bolsa de valores de Nova Iorque ocorrida em 1929. Toda essa transformação resultou, inclusive em mudanças educacionais por meio de novas medidas legais que objetivaram a reorganização da educação brasileira. No caso do Pará o interventor Magalhães Barata acompanhou todo o movimento nacional e implementou mudanças significativas no contexto da educação paraense, especialmente em relação a (re) organização do ensino primário. Além da expressiva expansão da oferta de vagas na educação pública durante a metade da década de 30.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 402.947.222-20 - ANSELMO ALENCAR COLARES - UNICAMP
Externo ao Programa - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - DENISE DE SOUZA SIMOES RODRIGUES
Externo à Instituição - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 15/08/2022 12:44
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