Notícias

Banca de DEFESA: PATRIZIA DA SILVA BARROSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRIZIA DA SILVA BARROSO
DATA: 19/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

 Infusão intrauterina de plasma rico em plaquetas em éguas idosas doadoras de embrião


PALAVRAS-CHAVES:

éguas idosas, transferência de embrião equino, reprodução equina, biotecnologia da reprodução equina, inseminação artificial.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
RESUMO:

Em éguas idosas há uma redução nas taxas de prenhez e aumento nas taxas de perda gestacional, frequentemente associado a endometrite degenerativa crônica. O plasma rico em plaquetas tem propriedades anti-inflamatórias, regenerativas e antimicrobianas, com potencial uso em éguas com baixa qualidade endometrial. Neste contexto, foi avaliado a influência da infusão intrauterina de plasma rico em plaquetas, em éguas doadoras de embrião idosas, sobre a taxa de recuperação e qualidade do embrião. O projeto foi executado no Haras PZ, na cidade de Rondon do Pará, Pará. Foram selecionadas 18 éguas idosas, com idade entre 18 a 25 anos, mantidas em mesmo regime de manejo. As éguas foram avaliadas por exame histopatológico uterino, prévio e pós-período experimental. Diariamente, as éguas foram examinadas por palpação e ultrassonografia transretal para controle folicular, sendo que na presença de um folículo de 35 mm e edema endometrial grau ≥2, foi induzida a ovulação com administração de 1 mg de acetato de deslorelina intramuscular. No momento da indução foram realizados os seguintes tratamentos: 1) infusão intrauterina com 5 ml de Ringer com Lactato ou 2) infusão intrauterina com 5 ml de plasma rico em plaquetas (PRP). Cada égua foi exposta a ambos os tratamentos, sendo realizado um por ciclo estral, de forma alternada. Cerca de 24h após indução da ovulação, as éguas foram inseminadas e 48h após foi avaliada a presença de corpo lúteo. Oito dias após a ovulação, as éguas foram submetidas a coleta de embrião por via transcervical. O embrião foi avaliado quanto presença, tamanho, estágio de desenvolvimento (mórula, blastocisto inicial ou blastocisto expandido), qualidade (ruim, regular, boa, excelente). O embrião foi imerso em solução de Bouin por 24 horas e na sequência, conservado em álcool 70º até avaliação de qualidade de desenvolvimento morfológico. Foi esperado que no grupo de éguas doadoras subférteis, com idade avançada submetidas a infusão intrauterina com PRP uma maior taxa de lavados positivos e embriões e com melhor qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Externo à Instituição - BRUNA DA ROSA CURCIO
Externo à Instituição - GUSTAVO HENRIQUE ZIMMERMANN WINTER
Notícia cadastrada em: 28/02/2024 09:04
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2