Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA BRITO DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANUELA BRITO DUARTE
DATA: 27/05/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Validação de aplicativo de dispositivos móveis para avaliação de ajustes posturais antecipatórios e compensatórios.


PALAVRAS-CHAVES:

Ajustes Posturais Antecipatórios, Ajustes Posturais Compensatórios, Sensores Inerciais, Equilíbrio postural, Dispositivos móveis.


PÁGINAS: 42
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO:

Os ajustes posturais são desencadeados em resposta a perturbações externas e consistem em ajustes antecipatórios (APAs) ou compensatórios (CPAs). APAs são recrutamento muscular, associados ou não ao deslocamento do Centro de Pressão, de forma antecipada às perturbações previsíveis. Já os CPAs são gerados em decorrência do desequilíbrio, posteriormente à perturbação. Atualmente, o estudo de APA e CPA é restrito a laboratórios de pesquisa devido a necessidade de equipamentos específicos e ao alto custo. O objetivo deste projeto foi criar e validar um aplicativo desenvolvido para dispositivo móvel (denominado momentum) para a avaliação dos APAs e CPAs desencadeados por uma perturbação externa previsível. A maioria dos dispositivos móveis já possui acelerômetro e a utilização deste aplicativo permite a extração dos dados de aceleração do tronco, para que a avaliação dos ajustes posturais possa ser feita de forma simplificada e em ambiente clínico. Foram recrutados jovens saudáveis, que foram submetidos a uma perturbação externa previsível (impacto de um pêndulo). Utilizamos equipamentos padrão ouro (sistema de cinemática e um acelerômetro comercialmente disponível) comparar os resultados obtidos pelo Momentum. Nos resultados de validação, a latência da APA (APAonset), o pico máximo (ACCpeaktime) e a variação da aceleração (ACCrange) após o impacto e o tempo para atingir o pico (ACCpeak) foram os que apresentaram mais fortes índices de correlação (r) e significância. Análise de BlandAltman demonstrou que na APA o parâmetro APAonset obteve resultados mais homogêneos e próximos média evidenciando maior correlação. Na CPA, em geral, os parâmetros apresentaram pequenos limites de concordância e dados mais distantes da linha média. Na confiabilidade, o momentum apresentou correlação muito grande na APAonset e APAamp. Na CPA, apenas o ACCrange obteve correlação excelente, os demais parâmetros apresentaram correlação de razoável a alta. Em geral, o Momentum se mostrou válido e confiável para avaliação de APA e CPA.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1802690 - BIANCA CALLEGARI
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Externo à Instituição - AREOLINO PENA MATOS
Notícia cadastrada em: 12/05/2021 18:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1