Banca de QUALIFICAÇÃO: RENAN WALLACE GUIMARÃES DA ROCHA

DISCENTE: RENAN WALLACE GUIMARÃES DA ROCHA
DATA: 05/09/2022
LOCAL: Google Meet

Efeito agudo do HIIT e alongamento estático no controle inibitório, desempenho matemático e na variabilidade da frequência cardíaca em escolares com ansiedade ao teste.

Exercício, Cognição, Função Executiva

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Alto nível de ansiedade ao teste (TA) é considerado como fator de risco para o baixo desempenho acadêmico e piora do bem-estar em estudantes. O modelo de integração neurovisceral sugere interações entre o sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, subsidiando parte das relações entre a saúde mental e física, bem como da relação entre a regulação visceral e o desempenho em tarefas emocionais e cognitivas. A variabilidade da frequência cardíaca (HRV) é um biosinal do sistema nervoso autônomo e pode ser usada para avaliar a atividade simpática e parassimpática durante tarefas cognitivas. Dentre a análise espectral da HRV, a banda de alta frequência (HF) é um parâmetro fortemente associado ao tônus vagal e transtornos de ansiedade. Por outro lado, a redução do estado ansioso e a melhora de desempenho em tarefas matemáticas são alguns dos efeitos agudos observados após uma sessão de exercício físico. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) ou do alongamento estático (SS) sobre o desempenho matemático, e suas respectivas manifestações sobre a HRV, em crianças com ansiedade ao teste. Metodologia: Ensaio randomizado e cruzado, com 53 crianças escolares de 8 a 12 anos, divididas em dois grupos de acordo com a Escala de Ansiedade do Teste (Westside): TA baixa (LTA, 20) e TA elevada (HTA, 33). O teste de resolução de problemas matemáticos (MR) foi realizado imediatamente antes e 28 minutos depois dos exercícios físicos. O MR consistia em um teste de desempenho de problemas matemáticos de palavras (~ 10 minutos de duração), em formato de caneta e papel, com a quantidade de respostas corretas registrada e analisada. Os exercícios físicos de HIIT e SS foram realizados por 4 minutos, com 8 séries de 20 segundos de esforço máximo e 10 segundos de descanso passivo. A HRV foi registrada por dispositivo validado (Polar® V800) e os segmentos respectivos aos repousos e testes MR, pré e pós exercício, analisandos. As comparações inter e intra grupos foram efetuadas por estatística de estimativa, para avaliar o efeito do teste MR sobre a HF nos grupos LTA e HTA, assim como o efeito do exercício. Os resultados serão apresentados para significância (p<0,05) e tamanho de efeito (d de Cohen). Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa (CAAE: 76887417.2.0000.00181). Resultados: O grupo LTA apresentou moderada melhora no teste MR após o Alongamento (SS: d = 0.628, p ≤ 0,01; HIIT: d = 0,212, p= 0.458). Por outro lado, o desempenho do grupo HTA melhorou tanto após o Alongamento, quanto após o HIIT (HIIT: d = 0.334 p ≤ 0,01; SS: d = 0.413, p ≤ 0,01). Na comparação repouso pré-teste e MR, houve aumento da HF em ambos os grupos (LTA: d = 0,465 p ≤ 0,01; HTA: d = 0.413, p ≤ 0,01), porém, o grupo HTA teve aumento maior (z-score: d= -0,723; p≤ 0,01). Após o HIIT a HF aumentou em ambos os grupos (LTA: d = 0,681 p ≤ 0,01; HTA: d = 0,526 , p ≤ 0,01), no entanto, o grupo HTA obteve aumento inferior ao LTA (z-score: d = -1,55, p ≤ 0,01) Após o alongamento, a HF não modificou em ambos os grupos na comparação repouso pós-teste e MR (LTA: d = - 0,375 p= 0,165; HTA: d = 0,0607, p= 0,439).Conclusão: Foi observado uma resposta específica do alongamento no teste RM que favorece o grupo LTA, porém o grupo HTA, em ambos os exercícios, tiveram efeito benéfico para desempenho no teste. Na análise da HRV, foi observado respostas específicas ao exercício também, onde o alongamento estabiliza a atividade vagal entre repouso e teste e o HIIT provoca aumento.

Interno - 1984393 - EDUARDO MACEDO PENNA
Externo à Instituição - FELIPE BARRRETO SCHUCH
Presidente - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Notícia cadastrada em: 14/08/2022 17:06