Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARELLE OLIVEIRA FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARELLE OLIVEIRA FREITAS
DATA: 06/12/2022
HORA: 16:00
LOCAL: BELÉM-MEET
TÍTULO:

CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE BONITO/PA À LUZ DA LEI 12.305/2010: DIAGNÓSTICO E POSSIBILIDADES.


PALAVRAS-CHAVES:

Resíduos Sólidos; Gerenciamento; Plano Municipal de Resíduos Sólidos.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Não há que se olvidar que os resíduos sólidos, quando dispostos de qualquer modo no meio ambiente tendem a acarretar inúmeros problemas, como por exemplo a poluição do solo e trazendo risco a saúde pública, pois depositar resíduos de forma inadequada se torna potencial para a existência de vetores que causam doenças na sociedade.

Inegável que a temática dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e seu correto gerenciamento atingiram importantes discussões nos últimos anos, principalmente com o advento da Lei nº 12.305/2010 – Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, cuja coletânea de temáticas acerca do assunto acaba por direcionar o entendimento de que a temática dos resíduos sólidos há muito deixou de ser um problema individual e passou a ser tido como assunto de interesse coletivo, em que a participação ativas de todos os atores sociais se faz necessária.

            Dentre tantos instrumentos possíveis de se extrair da referida lei, um deles é importante de se destacar: Os planos municipais de Resíduos Sólidos (art. 8º, I).

Assim, o presente trabalho busca avaliar a atuação da gestão pública do município de Bonito quanto a execução da Política Nacional de Resíduos Sólidos, principalmente no tocante a construção e aplicação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e, ainda, sugerir a construção de políticas públicas capazes  de auxiliar no atingimento  dos objetivos, dando ênfase no presente trabalho, a duas em especial: A implantação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e a implantação de Postos de Entrega Voluntária no aludido município. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1258457 - ARMANDO LIRIO DE SOUZA
Interno - 2175566 - JURANDIR SANTOS DE NOVAES
Externo ao Programa - 2217543 - VANUSA CARLA PEREIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 12:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2