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Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS RONALDO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIS RONALDO SOARES
DATA: 04/05/2022
HORA: 17:30
LOCAL: BELÉM-GOOGLE MEET
TÍTULO:

ANÁLISE INTERTEMPORAL DA EFICIÊNCIA DE TERMINAIS DE CONTÊINERES NO BRASIL: Uma abordagem a partir da infraestrutura, superestrutura e da operação financeira.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Eficiência; Terminais de Contêineres; DEA; Índice de Malmquist.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
RESUMO:

Desde 2010 os terminais portuários brasileiros têm superado, anualmente, o volume de movimentação de contêineres, partindo de 74 milhões para 133 milhões de toneladas em 2021. Diante do cenário de crescimento de cargas conteinerizadas e da intensa concorrência do setor marítimo, torna-se extremamente necessária a avaliação de desempenho das unidades portuárias, como medida estratégica de sobrevivência. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a eficiência intertemporal dos principais terminais de contêineres brasileiros, notadamente sob os aspectos de infraestrutura, superestrutura, operacional e financeiro, através de uma abordagem integrada, utilizando as técnicas não-paramétricas de Análise Envoltória de Dados (DEA - Data Envelopment Analysis) e Índice de Malmquist, considerando o período compreendido entre 2017 a 2021. A metodologia DEA consiste na comparação entre unidades decisórias (DMUs - Decision Making Units), calculando uma eficiência relativa entre elas, a partir de um conjunto equivalente de recursos (inputs) e produtos (outputs). A análise envoltória de dados possibilita a construção de uma fronteira de produção, que sinaliza os terminais com melhores práticas, que podem ser usados como referência (benchmark) para a melhoria do desempenho das demais unidades. Complementarmente, o Índice de Malmquist, calcula os escores de eficiência ao longo do tempo, possibilitando avaliar dinamicamente o desempenho de uma determinada unidade produtiva. Assim, será possível determinar se os terminais portuários estão tornando a aplicação dos recursos mais eficientes ou menos eficientes ao longo do período avaliado. O delineamento do trabalho foi concebido partindo da formulação do problema da pesquisa, percorrendo a construção das hipóteses e objetivos, seguindo pela fundamentação teórica, coleta de dados e a construção dos modelos matemáticos. Qualquer país que pretenda ser competitivo no comércio mundial, em especial os países com dimensões continentais como o Brasil, precisa contar com um sistema portuário eficiente e eficaz. Nesse caminho, os resultados desta pesquisa podem ajudar a fomentar a avaliação institucional das entidades portuárias, a partir do ranqueamento de eficiência e evidenciação das metas de melhorias para unidades ineficientes alcançarem o melhor desempenho, além de identificar os insumos que podem ser reduzidos e os produtos aumentados, potencializando a utilização de recursos à favor do incremento da movimentação portuária de contêineres, refletindo no aperfeiçoamento do modelo portuário brasileiro.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2425102 - FREDERICK FAGUNDES ALVES
Interno - 2266031 - HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS
Presidente - 2458364 - RICARDO BRUNO NASCIMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 14/04/2022 11:11
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