Banca de DEFESA: TATIANA DO SOCORRO PACHECO CHARONE

DISCENTE: TATIANA DO SOCORRO PACHECO CHARONE
DATA: 02/07/2008
LOCAL: Auditório do Instituto de Ciências da Educação
TÍTULO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DOS DISCURSOS DE UM GRUPO DE CRIANÇAS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A PROFISSÃO E OS GÊNEROS NA DOCÊNCIA.
PALAVRAS-CHAVES: Criança, Gênero, Discurso, Docência, Profissão.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga os significados e sentidos dos discursos de um grupo de crianças da 3ª série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros na docência, com o intuito de analisar por meio dos discursos das crianças os desdobramentos das questões de gênero no trabalho docente e no magistério. As crianças foram as minhas interlocutoras e sujeitos nesta empreitada e suas vozes foram o meu objeto de pesquisa e análise. A abordagem discursiva foi a perspectiva adotada no processo de investigação. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram entrevista semi-estruturada e o uso de duas imagens fotográficas adotadas como iniciadoras do diálogo com as crianças. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública municipal de Ananindeua-Pa, e no seu quadro docente atuavam de 1ª à 4ª séries no período em que a investigação foi realizada 19 professoras e 08 professores. O referencial teórico utilizado como aporte para a análise dos dados coletados está baseado nas teorizações de Mikhail Bakhtin sobre o discurso. Para relacionar as vozes das crianças com o contexto social, cultural e histórico vivenciado por estas, recorremos a autores/as como Áries, Perrot, Connell, Carvalho, Louro. As análises foram organizadas em 05 eixos-temáticos que emergiram dos discursos das crianças: 01- Os discursos ideológicos sobre a profissão docente e a definição histórica de papéis e funções para os sexos; 02- O significado da profissão e seus vínculos históricos e culturais com a maternidade; 03- Masculinidades e Feminilidades: Os múltiplos sentidos atribuídos aos gêneros na docência; 04- Relações de poder entre adultos e crianças e na prática docente; 05- O exercício da docência e as relações afetivas. Os discursos das crianças demonstram muitas continuidades e também rupturas com os papéis que foram construídos historicamente para homens e mulheres. O principal sentido da docência feminina para as crianças está na atenção e paciência e da docência masculina está na autoridade. Seus discursos também apresentam muitas expectativas e desejos para a prática de professores/as que superam binarismos e polaridades e oferecem informações significativas para (re)pensarmos a docência.
Presidente - 1152903 - LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - AIRLE MIRANDA DE SOUZA - UFPA
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS - UEPA