Banca de DEFESA: DANIVALDO GUEDES VULCAO

DISCENTE: DANIVALDO GUEDES VULCAO
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Vídeo Conferência - meet.google.com/hxt-dhae-qsz

Uma Sequência Didática sobre Análise Combinatória com a Utilização do Jogo de Xadrez

Análise Combinatória, Jogo de Xadrez, Didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática sobre o estudo de Análise Combinatória, com o auxílio do jogo de xadrez como ferramenta educacional, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem em matemática; a relevância deste trabalho está no fato deste conteúdo se fazer presente na grade curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e os alunos apresentarem uma certa dificuldade em sua assimilação e até mesmo uma aversão a este conteúdo, por esta razão, aulas alternativas como a utilização de jogos se fazem necessárias, para tornar este momento mais atrativo e dinâmico melhorando a qualidade do ensino, e consequentemente obtendo uma resposta na aprendizagem. Além disso o conteúdo de Análise Combinatória tem a sua importância para a formação dos alunos, pois estuda vários formas e métodos que possibilitam a resolução de problemas referentes a contagem e auxilia nas tomadas de decisões. Para a realização deste trabalho foi utilizado a sequência didática de Dolz et al. (2004), e aplicada na turma da 2ª série do ensino médio da Escola de Educação Básica Agropalma, que está localizada na PA-150, km 74 próximo ao município de Tailândia, foi realizado duas avaliações durante este processo, a primeira ocorreu antes da aplicação dos módulos, com o objetivo de verificar o grau de entendimento da turma, em relação ao conteúdo de Análise Combinatória. Já a segunda avaliação ocorreu após o fechamento dos módulos com o intuito de verificar o desempenho dos alunos referente às duas avaliações, os dados obtidos foram coletados e registrados por meio de gráficos, também foi apresentado resultados de pesquisas em escolas que adotaram o jogo de xadrez em seu sistema pedagógico, mostrando que a utilização do jogo não somente traz benefícios para matemática, como também para as diversas áreas de conhecimento.

Presidente - 3301045 - MANUEL DE JESUS DOS SANTOS COSTA
Interno - 1504623 - ROMULO CORREA LIMA
Externo ao Programa - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Externo ao Programa - 2331216 - RUBENVALDO MONTEIRO PEREIRA