Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE HENRIQUE SANTOS SILVA

DISCENTE: JOSE HENRIQUE SANTOS SILVA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Por webconferência

PROGRAMA DE ESTÁGIO EXTRACURRICULAR TEÓRICO-PRÁTICO INTERDISCIPLINAR DE INICIAÇÃO EM ONCOLOGIA

Ensino-Aprendizagem; Interdisciplinaridade; Multiprofissional; Oncologia; Aprendizagem Significativa; Metodologias Ativas.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Conforme orientação do Programa de Pós-Graduação, este relatório de qualificação encontra- se delimitado em duas partes. A primeira parte, refere-se ao percurso acadêmico do discente/pesquisador deste projeto, na qual estão explícitos os dados pessoais, histórico das disciplinas desenvolvidas, atividades acadêmicas e científicas de grande relevância ao desenvolvimento do projeto de pesquisa no decorrer do mestrado, além do endereço eletrônico do currículo lattes atualizado. A segunda parte, dispõe da proposta de Pesquisa Aplicada, originada da seguinte questão-foco: como sensibilizar e capacitar graduandos da área da saúde de Belém para atuação na prevenção, tratamento, reabilitação e paliação em oncologia? Tendo esse elemento norteador, estipulou-se como objetivo geral: oferecer a formação inicial multiprofissional em oncologia para graduandos dos cursos da área da saúde em Belém-PA, a partir de uma abordagem teórico-prático interdisciplinar. Esta proposta é de grande valia para os cursos da área da saúde, em destaque para os cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia, considerando a ausência de conhecimentos sobre oncologia na formação inicial desses futuros profissionais. Ausência constatada por pesquisas exploratórias nas grades curriculares dos cursos de graduacão em saúde em Belém e no país. Buscando auxiliar na minimização do problema detectado e com o intuito de fomentar a inovação e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem, foi proposto e está em desenvolvimento um piloto do Programa de Estágio Extracurricular Teórico-Prático Interdisciplinar de Iniciação em Oncologia. Programa baseado nos preceitos da Aprendizagem Significativa, por meio de estratégias de ensino, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). No contexto do ensino em saúde, a ABP carateriza-se como um método de aprendizado inovador que auxilia na construção do conhecimento de forma independente e no desenvolvimento de habilidades profissionais, em que os indivíduos podem trabalhar os conteúdos temáticos de maneira interdisciplinar, além de ser integrada por sujeitos que assumem três papéis distintos: coordenador, que orienta e organiza as discussões; secretário, que registra os objetivos da aprendizagem; e o tutor, que estimula a participação da equipe de forma homogênea. O caminho escolhido para cumprir o objetivo estabelecido para a pesquisa, foi lançar mão de uma metodologia mista de investigação, incorporando o estudo exploratório, a partir da pesquisa documental e bibliográfica e a utilização da pesquisa-ação desenvolvendo e implementando um plano de ação. Nesse processo foi concebido e está em realização a versão piloto do Programa de Estágio Extracurricular Extracurricular Teórico- Prático Interdisciplinar de Iniciação em Oncologia, na Clínica Oncológica do Brasil, em Belém. Ao ser testado e avaliado, em situação real de ensino-aprendizagem, a versão piloto dará subsídios concretos para a configuração do produto/processo a ser apresentado como resultado desta pesquisa aplicada. Portanto, depreende-se que o produto visa complementar a formação acadêmica interdisciplinar, teórica e prática na área de oncologia, utilizando metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem e primando pela valorização da ação interdisciplinar entre as áreas da saúde envolvidas nesse processo, com ações proporcionadas pelo Programa de Estágio proposto.

Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Externo à Instituição - MARGARIDA MARIA ROCHA BERNARDES
Presidente - 375562 - MARIA ATAIDE MALCHER
Externo à Instituição - RAQUEL DE SOUZA RAMOS