Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA VIANA DIAS CRUZ

DISCENTE: ANA PAULA VIANA DIAS CRUZ
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Por webconferência

TELL ME A STORY! GAME CARDS: JOGO DE CARTAS DIGITAIS PARA DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO ORAL EM INGLÊS NO ENSINO SUPERIOR

Aprendizagem baseada em jogos; Pós-método; Design Thinking; Licenciatura Letras-Língua Inglesa.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

A virada para o século XXI trouxe discussões fervorosas sobre a descontinuidade que tomara conta da educação: a geração de alunos deste século não está seguindo os hábitos da geração anterior. As estruturas cerebrais desses jovens mudam à medida que crescem com acesso a jogos de computador, Internet, smartphones e redes sociais, logo a forma como pensam e processam as informações também estão sendo modificadas. O mesmo acontece com a aprendizagem da língua inglesa que requer o uso de metodologias ativas que promovam uma aprendizagem significativa para engajar esta geração. Nesta direção, este Relatório está organizado em duas partes. Na primeira parte, está descrita minha trajetória acadêmica durante o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação no Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará, campus Belém, incluindo aspectos relevantes que contribuíram na elaboração de minha pesquisa e do meu produto. Na segunda parte, uma síntese da minha proposta de estudo é apresentada, cujo enfoque está na seguinte questão norteadora: como auxiliar alunos do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da UFPA, campus Belém, a se expressarem oralmente em inglês de maneira comunicativa? Sendo assim, o objetivo geral da minha pesquisa será desenvolver a competência comunicativa oral em inglês de graduandos do curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará, com foco na aprendizagem baseada em jogos (GEE, 2003; PRENSKY, 2010; entre outros) e no Design thinking (CAVALCANTI; FILATRO, 2016). Isso posto, será desenvolvido um jogo de cartas virtuais denominado Tell me a story! Card Game com base no contexto social e nas atividades de sala de aula destes alunos, pois segundo a pedagogia do pós-método (KUMARAVADIVELU, 1994) o contexto do aprendente é responsável por moldar sua motivação, seus objetivos de aprendizagem e o uso da língua adicional na comunidade em que estão inseridos. O método adotado nesta proposta foi a pesquisa-ação, de caráter exploratória-descritiva, que terá como base metodológica o Design Thinking como metodologia de pesquisa (FILATRO; CAVALCANTI, 2016). A pertinência desta pesquisa em andamento está na contribuição prática para os alunos que poderão aprender inglês se divertindo e para os professores de língua inglesa que estão enveredando pelo ensino híbrido, uma vez que este jogo de cartas virtuais Tell me a story! Card Game poderá ser realizado tanto de forma on-line, quanto no ensino presencial.

Interno - 3137190 - FERNANDA CHOCRON MIRANDA
Presidente - 2324046 - MARCUS DE SOUZA ARAUJO
Externo à Instituição - MÔNICA FERREIRA MAYRINK O’KUINGHTTONS
Notícia cadastrada em: 17/08/2021 17:30