Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MOREIRA DE SOUSA VARANDA

DISCENTE: FRANCISCA MOREIRA DE SOUSA VARANDA
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Por webconferência

TRILHA DA BUSCA CIENTÍFICA: GUIA DIGITAL INTERATIVO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Biblioteca Universitária; Biblioteca Central da UFPA; Guia Digital Interativo; Educação do Usuário.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho, denominado Relatório de Qualificação do Programa de Pós- Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior da Universidade Federal do Pará (PPGCIMES/UFPA), apresentado como requisito para o Exame de Qualificação está dividido em duas partes. A Parte I contém a minha trajetória acadêmica no PPGCIMES, histórico acadêmico e as disciplinas cursadas com as principais atividades que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa e para minha formação. Traz, também, o registro das atividades complementares desenvolvidas e o Estágio Supervisionado que está em andamento na Disciplina “Disseminação da Informação”, no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Na Parte II consta o aporte teórico levantado até o momento, o lócus da pesquisa, a justificativa e a relevância do trabalho, a proposta de produto, metodologia e resultados esperados. Na pesquisa por trabalhos semelhantes, podemos verificar a escassez da produção de estudos sobre produtos educacionais em bibliotecas universitárias. A pesquisa em tela tem a seguinte questão-foco: Como divulgar e potencializar o uso dos principais serviços e produtos da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará entre os estudantes de graduação recém-ingressantes na Instituição? Para ajudar a respondê-la, tem como objetivo geral: desenvolver um guia digital interativo dos serviços e produtos da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará voltado aos estudantes recém-ingressantes na graduação. Para alcançar o objetivo geral, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (i) identificar os principais serviços e produtos oferecidos pela BC/UFPA voltados aos estudantes recém-ingressantes na Instituição; (ii) mapear as principais dificuldades dos alunos recém-ingressantes na graduação da UFPA no uso dos serviços e produtos da BC/UFPA; (iii) promover maior acolhimento aos estudantes de graduação recém-ingressantes na Universidade; (iv) estimular os estudantes a acessarem os serviços e produtos oferecidos pela BC/UFPA; (v) sensibilizar os estudantes quanto à importância da pesquisa científica; e (vi) apresentar aos estudantes as fontes de informação confiáveis para realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Para iniciar a compreensão do perfil do estudante recém-ingressante, tomamos como base a V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES). Os procedimentos metodológicos adotados até o momento foram: pesquisa bibliográfica e documental; Estado da arte; mapeamento das bibliotecas das 14 maiores universidades do Brasil em quantidades de alunos matriculados na graduação; e uma entrevista piloto. Para o desenvolvimento do guia digital interativo, estabelecemos quatro fases de trabalho: pesquisas contextuais, coleta de dados com estudantes da UFPA, concepção e implementação do guia digital interativo e validação do produto. O principal resultado esperado é o próprio desenvolvimento do guia digital interativo que venha auxiliar os calouros da graduação no uso dos produtos, serviços e espaços da Biblioteca Central da UFPA, contribuindo para o processo contínuo do seu aprendizado.

Externo ao Programa - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Interno - 375562 - MARIA ATAIDE MALCHER
Presidente - 361671 - MARIANNE KOGUT ELIASQUEVICI
Interno - 3619828 - SUZANA CUNHA LOPES