Banca de DEFESA: ELIAS JORGE BECHARA SOARES JUNIOR

DISCENTE: ELIAS JORGE BECHARA SOARES JUNIOR
DATA: 26/03/2021
LOCAL: WebConference RNP

ENSAIOS DE BERNOULLI E A GENÉTICA: Uma Sequência Didática Propositiva para o Ensino de Matemática

Probabilidade; Genética; Biologia; Matemática; Interdisciplinar.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho teve como objetivo discutir uma relação entre a probabilidade e os modelos de genética mostrando a aplicabilidade em sala de aula via proposição de uma sequência didática. Metodologicamente foi realizado a aplicação de questionário com a utilização da ferramenta Google Forms, ferramenta que tem sido de grande uso na prática acadêmica, pela sua praticidade no processo de coleta de informações possibilitando o envio do questionário, seja através de e-mail ou link, e com praticidade para as respostas. Esta pesquisa discute ainda sobre determinadas formas que o professor de matemática pode conduzir os questionamentos em uma sala de aula, aguçando e despertando o interesse do aluno para outras formas de entender a probabilidade, utilizando-se de uma parte da biologia como meio. Traz também à luz das normas de educação brasileira, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em quais os aspectos que ela se apoia. Como resultados, busca mostrar a partir do questionário com professores atuantes em sala de aula, que a produção de um conhecimento a partir de proposituras de problemas pode incentivar a descoberta e instigar a busca pelo conhecimento. Para concluir, é possível acreditar que esta interação interdisciplinar tem a força de incentivar uma aproximação entre áreas do conhecimento às vezes tão distantes na visão do estudante.

Presidente - 2434426 - ROBERTA MODESTO BRAGA
Interno - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Interno - 2333781 - VALDELIRIO DA SILVA E SILVA
Externo ao Programa - 2804899 - KATIA LIEGE NUNES GONCALVES