Banca de DEFESA: ADY WALLACE JAQUES SILVA

DISCENTE: ADY WALLACE JAQUES SILVA
DATA: 26/05/2020
LOCAL: Plataforma RNP

O MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS COMO FERRAMENTA NA MODELAGEM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Modelagem matemática e estatística. Método dos Mínimos Quadrados. Alunos do ensino médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho, apresentamos elementos que fazem parte da modelagem matemática e estatística para alunos do ensino médio, visando fomentar um pensamento científico ainda prematuro nos estudantes. Especificamente, desenvolvemos os conceitos e resultados, já existentes na literatura, de um dos mais utilizados métodos de estimação de parâmetros em modelos de regressão: o Método dos Mínimos Quadrados. Incluímos a sua forma básica, o conceito de modelo de regressão linear e suas extensões, como o modelo de regressão exponencial e quadrático. Para dar apoio aos conceitos apresentados, bem como servir de conteúdo para a apresentação lúdica aos alunos, apresentamos três aplicações em conjuntos de dados reais utilizando como ferramenta o Microsoft Excel.

Interno - 2184862 - ARTHUR DA COSTA ALMEIDA
Interno - 2190498 - EDILBERTO OLIVEIRA ROZAL
Externo ao Programa - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Presidente - 3570960 - SAMUEL LEVI FREITAS DA LUZ