Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULYANE NASCIMENTO ZIMMER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULYANE NASCIMENTO ZIMMER
DATA: 31/07/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet

EDUCAÇÃO MUSICAL INFANTIL E AUTISMO: compondo caminhos à prática docente em Castanhal-PA. 2020.

Autismo. Capacitação de Professores. Educação Musical. Educação Infantil.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Fundamentos e Crítica das Artes

O ensino de música na infância é uma janela promissora à aprendizagem e desenvolvimento musical efetivo ao longo da vida. No contexto educacional regular, a ausência estrutural normativa quanto ao direcionamento específico ao ensino da música nas séries iniciais, assim como os desafios da inclusão, revelam a importância de se fornecer à docentes da área oportunidade de capacitação para sanar estas necessidades. Dentre o público encontrado na escola regular e que demanda uma estruturação específica para a aquisição de aprendizagem, encontram-se crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujo diagnóstico clínico pode ser dado de maneira precoce possibilitando o trabalho dos aspectos necessários ao desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Pensando-se neste panorama, a necessidade de treinamento à professores de música para conduzir de maneira efetiva a aprendizagem musical deste público é justificada devido a infância ser o período crucial para iniciar os estudos de música visando uma aprendizagem musical efetiva o que, no entanto, é agravado pela escassez de abordagens em música e inclusão voltadas para pessoas com TEA nos cursos de graduação no país. Neste sentido, a pesquisadora objetiva neste estudo a construção de uma proposta de capacitação para professores de Música ao ensino de alunos com TEA, na Educação Infantil. Para tal, traça enquanto objetivos específicos: (a) formatar uma proposta de capacitação para docentes licenciados em Música com enfoque ao Ensino de Música para crianças com TEA na Educação Infantil; (b) aplicar a referida proposta de capacitação para professores de música em atuação em Castanhal/PA; (c) avaliar o impacto deste formato de capacitação na prática dos docentes-participantes, durante a pesquisa. Participarão da pesquisa o total de 54 participantes distribuídos em: 6 docentes formadores para ministrar o curso de capacitação; 16 professores ou estudantes de música do último ano da graduação para validar o site e a proposta da capacitação; 30 Professores de música para execução da capacitação; e dois atores para simulação das aulas práticas. Em caso de autorização para pesquisa com crianças em face ao momento atual, serão adicionados a este total 21 crianças em idades entre 0 a 5 anos e 11 meses que serão realocadas em grupos de três pessoas, dos quais um com TEA e dois sem Transtornos do desenvolvimento ou dificuldades de aprendizagem, para realização das aulas presenciais, seguindo todos os protocolos estipulados pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA). Esta pesquisa é um estudo experimental com fundamentação técnico-científica, de corte transversal. Possui enfoque teórico-prático, dando-se por meio da pesquisa-ação. Sua amostra será obtida pela técnica de amostragem não paramétrica Para validação dos dados coletados e analisados será utilizado o Teste Estatístico – TESTE DE SINAIS, o qual leva em consideração Hipóteses (H0: π < 0,5 e H1: π >0,5). Adotando α = 5% (erro adotado) e o nível de significância de 95%. Busca-se neste estudo contribuir para a organização de um treinamento efetivo e estruturado, com embasamento científico a fim de garantir o aprendizado musical incluindo à criança com TEA de forma efetiva.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Externo ao Programa - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA