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Banca de DEFESA: JOSÉ FLÁVIO GONÇALVES DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ FLÁVIO GONÇALVES DA FONSECA
DATA: 27/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Defesa remota, feita por evento virtual em plataforma específica da internte
TÍTULO:

POÉTICAS NÔMADES: pesquisa-criação do espetáculo tentativadoc2.0 a partir de elementos da cena expandida e intermedial

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

Pesquisa-criação. Cena expandida. Cena intermedial. Tecnopoética. Performatividade da tecnologia


PÁGINAS: 206
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes do Vídeo
RESUMO:

 

 

Esta tese traz como questão central a feitura de um processo de criação cênica, onde o procedimento de investigação inclui considerações acerca do uso de elementos presentes na cena expandida e na cena intermedial como possibilitadores de um acontecimento teatral tecnopoético. A pesquisa entende a noção de tecnopoética consoante a sua delimitação conceitual, segundo o que se define como faculdade criadora obtida por meio da materialização de uma sensibilidade maquínica. Tal ideia tem por fundamentação as proposições de tecnoestética desenvolvidas por Gilbert Simondon e discutidas por seus comentadores, e por pressupostos os aspectos ontológicos da obra de arte técnica/tecnológica a partir da virada maquínica da sensibilidade ocorrida após a primeira revolução industrial. Em sequenciamento, o trabalho se contextualiza no campo de estudo das poéticas cênicas contemporâneas, especificamente dos modos de pesquisa  fundamentados na prática, a exemplo da pesquisa performativa ou guiada-pela-prática – performative research - postulada por Brad Haseman, a prática como pesquisa - practice as research, defendida por Robin Nelson, tese-criação – practice-basis thesis –, por Sylvie Fortin e Pierre Gosselin, e pesquisa-criação - recherche creation, preconizada por Mireille Losco-Lena. Assim, a pesquisa busca desenvolver procedimentos e protocolos em torno da prática realizada, por meio da criação de uma materialidade tecnopoética, acompanhada de posterior análise. A esse propósito, voltou-se o olhar para a poética presente no objeto técnico, entendido não somente como o aparato maquínico, mas também como a própria obra de arte. Deste modo, a obra intitulada tentativa.doc 2.0, resultante desse processo de pesquisa-criação apresentado, se circunscreve nos territórios híbridos da cena expandida e intermedial. Sua tecnopoética tem, como disparadora composicional, a noção de nomadismo em seus múltiplos sentidos: geográficos, estéticos e poéticos, onde os performers instauram um jogo entre eles próprios, entres eles e os objetos técnicos e entre eles, objetos técnicos e espectadores, construindo, com isso, uma experiência coletiva tecnoconvivial, segundo define Jorge Dubatti, quando cada indivíduo modula um ao outro, deflagrando com isso, nas palavras de Josette Fèral, uma performatividade da tecnologia. A empreitada se conclui na capacidde de o artista lidar com dispositivos digitais além dos seus estatutos usuais enquanto acessórios, indo ao alcance da ativação, desenvolvimento e trocas de percepções dentro de um composto eminentemente presencial, ainda, ou até porque, virtual.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Externo ao Programa - 2178211 - ALEXANDRE ROMARIZ SEQUEIRA
Externo à Instituição - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SILVIA CARLA MARQUES COSTA
Notícia cadastrada em: 27/07/2020 11:54
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