Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NAGILA MONTEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAGILA MONTEIRO DA SILVA
DATA: 10/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Por meio de vídeo conferência disponível no link https://meet.google.com/ypo-xegd-rqf.
TÍTULO:

AVALIAÇÃO ANTITUMORAL DE AMIDAS GRAXAS DERIVADAS DE TRIGLICERIDEOS DE OLEO DE ANDIROBA (Carapa guianensis aublet) EM LINHAGEM CELULAR DE GLIOMA IN VITRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Amidas Graxas; Andiroba; Endocanabinóides; Glioma.


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Glioma é um tipo de tumor raro, que afeta o sistema nervoso de maneira bastante agressiva, possui difícil diagnostico, tratamentos com baixa efetividade e sobrevida menor que um ano após diagnostico. Em virtude de fatores como a variabilidade celular intratumoral, a limitação de agentes quimioterápicos existentes, o desenvolvimento de resistência adaptativa do câncer ao tratamento e a reincidência tumoral pós-cirurgia, se faz necessário o desenvolvimento de novos tratamentos. Nesse contexto, moléculas análogas a endocanabinóides como as Amidas Graxas se mostram uma boa alternativa, visto que a literatura aponta a existência de ação antitumoral através da interação com o sistema endocanabinóide, o qual modula diversas vias metabólicas ligadas ao câncer. Neste trabalho, serão utilizados duas amidas graxas análogas a endocanabinóides que foram sintetizadas a partir do óleo de andiroba, para avaliar seu potencial no tratamento de células de glioma in vitro, avaliando entre outros fatores, o efeito citotóxico, padrão de morte celular e potencial de membrana mitocondrial.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2434806 - CHUBERT BERNARDO CASTRO DE SENA
Externo à Instituição - IRLON MACIEL FERREIRA
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 27/11/2020 18:17
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2