Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIE CHAVES FERREIRA

DISCENTE: NATALIE CHAVES FERREIRA
DATA: 29/01/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS, AV. ALMIRANTE BARROSO, 492
TÍTULO: "NEUROINFLAMAÇÃO EM MODELO MURINO INFECTADO COM O VÍRUS JURUAÇÁ"
PALAVRAS-CHAVES: Neuroinflamação. Vírus Juruaçá. Citocinas. Óxido nítrico. Espécies reativas de oxigênio
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O sistema nervoso central (SNC) foi considerado por muito tempo como um local imune privilegiado (BAILEY ET AL., 2007; STEINMAN, 2008). Hoje está claro que reações inflamatórias podem ocorrer no SNC, como nas doenças neurodegenerativas, desmielinizantes e causadas por microrganismos (BAILEY ET AL., 2007; BENVENISTE, 1997; FAZAKERLEY, 2004). As encefalites virais são de grande relevância tanto para a investigação científica quanto para o manejo médico-sanitário, já que estão associadas a uma alta taxa de morbi-mortalidade, além de ser de difícil controle. Muitos estudos têm sido dedicados ao entendimento da neuropatogênese das encefalites virais a partir de trabalhos experimentais (FAZAKERLEY, 2004; JACKSON ET AL., 2001; REMPEL ET AL., 2004; SAHA ET AL., 2006) e tantos outros foram realizados para identificação de infecções virais em morcegos, animais com características únicas que tornam esse mamífero um dos principais reservatórios naturais e veículos de disseminação viral (LAU ET AL., 2005, 2010a, 2010b, 2011; LI ET AL., 2010; WOO ET AL., 2006, 2007); porém, nenhum estudo experimental foi realizado sobre a neuropatogênese de membros da família Picornaviridae isolados de morcegos na região amazônica (ARAÚJO, 2006), como ocorre com o vírus Juruaçá. A ocorrência de gliose reativa, assim como a ausência de efeito citopático (ECP) em cultivos primários de células do SNC, sugeriu que a infecção por esse vírus em camundongos recém nascidos tenha provocado uma doença imune e inflamatória (ARAÚJO, 2006). O objetivo desse trabalho foi analisar a resposta imune no SNC de camundongos neonatais induzida pelo vírus Juruaçá, a partir de análises morfológicas e da expressão de citocinas, óxido nítrico (ON) e espécies reativas de oxigênio (ROS). Para a detecção de citocinas, de ON e de ROS foram realizados ensaios imunoenzimáticos (ELISA), testes para quantificação de nitrito utilizando o reagente de Griess e técnicas para detecção de radicais superóxido, respectivamente. Para a investigação de alterações morfológicas e detecção do vírus foram realizadas as técnicas de Processamento Imunohistoquímico em cérebro de camundongos infectados e de Imunofluorescência Indireta (IFI) e Microscopia Eletrônica em cultivos primários de células do SNC. As análises estatísticas foram feitas no programa GraphPad Prism 5, utilizando o teste ANOVA One-way e pós-teste Comparação Múltipla de Bonferroni, com p<0,05.
Presidente - 081.060.962-20 - JOSE ANTONIO PICANCO DINIZ JUNIOR - IEC
Externo ao Programa - 2320557 - JUAREZ ANTONIO SIMOES QUARESMA
Externo à Instituição - JANNIFER OLIVEIRA CHIANG - IEC
Notícia cadastrada em: 17/01/2013 09:26