Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEANNY PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEANNY PEREIRA DA SILVA
DATA: 20/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: SALA PAT-01/ICB/UFPA
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO CROMOSSÔMICA DE DUAS LINHAGENS PRIMÁRIAS DE MENINGIOMAS ATRAVÉS DE TÉCNICAS DE HIBRIDIZAÇÃO IN SITU FLUORESCENTE (FISH)
PALAVRAS-CHAVES: Câncer, Sistema Nervoso central, Meningioma, Rearranjo Cromossômico, M-FISH
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Meningiomas são os tumores primários não gliais encontrados com maior freqüência no Sistema Nervoso Central, correspondendo a 13-26% de todos os tumores primários intracranianos Na maioria dos casos são benignos e podem ser curados com ressecção total. No entanto, aproximadamente 9% a 22% dos pacientes apresentam recorrência, dependendo da localização do tumor. Em geral são agrupados com de acordo o grau de malignidade, mas apresentam variabilidade individual dentre os graus histológicos. As mais novas classificações também consideram o perfil citogenético dos tumores em sua caracterização, assim como determinados rearranjos cromossômicos podem servir de indicadores prognósticos. Considerando-se a dificuldade de se caracterizar cromossomicamente os meningiomas por técnicas de citogenética clássica, devido à ocorrência frequente de rearranjos cromossômicos complexos, o presente teve como objetivo caracterizar o cariótipo de diferentes passagens de linhagens celulares primárias de dois tipos diferentes de meningioma fibroblástico e transicional, através da aplicação da técnica de M-FISH. Os resultados obtidos até o momento mostraram alterações numéricas envolvendo os cromossomos, 8, 9, 18, 22 e X.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CIANE MARTINS DE OLIVEIRA - UEPA
Presidente - 1220143 - EDIVALDO HERCULANO CORREA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 327591 - MARGARIDA MARIA CELEIRA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 14/12/2012 10:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2