Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CABRAL SOARES

DISCENTE: FERNANDA CABRAL SOARES
DATA: 22/11/2012
LOCAL: Centro de Estudos do Hospital Universitário "João de Barros Barreto", sala 04.
TÍTULO: ENVELHECIMENTO, LINGUAGEM, E MEMÓRIA VISUO-ESPACIAL: UM ESTUDO COMPARATIVO DA PERFORMANCE HUMANA EM TESTES NEUROPSICOLÓGICOS SELECIONADOS
PALAVRAS-CHAVES: envelhecimento, linguagem, memória, testes neuropsicológicos
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Quando os estudos de demografia anunciam o crescimento acelerado da população senil, é útil e importante rever as bases neurobiológicas do envelhecimento saudável, separando os fatos da ficção, para que a maioria da população idosa, alvo de um mercado de negócios em ascensão, possa distinguir os primeiros dos últimos, adotando hábitos compatíveis com melhor qualidade de vida com base em evidências. De fato, clínicos gerais e geriatras nunca foram, com tanta frequência, indagados por seus pacientes acerca do que fazer para manter-se cognitivamente saudáveis como estão sendo agora. O presente trabalho, portanto, se insere em esforço sistemático que o grupo de pesquisa do Laboratório de Investigações em Neurodegeneração e Infecção da Universidade Federal do Pará vêm fazendo para prover informações translacionais que permitam a formulação de política públicas baseadas em evidências na esfera das doenças crônico-neurodegenerativas associadas ao envelhecimento e seu agravamento pelas infecções. A pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos do envelhecimento no desempenho em testes neuropsicológicos selecionados para investigação de funções de aprendizado, memória e linguagem. Através de avaliação geral, cognitiva, (Mini Exame do Estado Mental, Bateria Cambridge de Testes Neuropsicológicos Automatizados) e avaliação da linguagem (Testes de fluência verbal semântica e fonológica, Teste de Nomeação de Boston resumido, Teste de Narrativa – “O Roubo dos Bolinhos” , Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação). Para a análise estatística dos dados foi utilizado o programa BioEstat versão 5.0. O teste paramétrico T de Student foi aplicado para a comparação entre os grupos, ou o não paramétrico Mann-Whitney, quando indicado. O nível de significância para os testes estatísticos foi estabelecido em 5% ou menos para hipótese nula (valores de p<0,05). Foram avaliados 29 idosos, os quais compuseram o grupo “Idoso” e 31 adultos jovens que compuseram o grupo “Jovem”. Os grupos foram pareados por escolaridade, constituídos por voluntários de ambos os gêneros, com predomínio de mulheres. A análise do desempenho dos grupos em cada uma das subcategorias que compõem o MEEM apontou diferença significativa somente na avaliação da memória de evocação, na qual o grupo Idoso apresentou pior desempenho em comparação ao grupo Jovem.Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos Jovem e Idoso ao comparar-se as desempenho nos testes: 1) Nomeação de Boston reduzido; 2) nos subitens de análise do teste de Narrativa (Conceitos Principais, Unidades de Informação e Relação de Concisão); 3) Teste de Metáforas; 4) Testes de Compreensão Linguística; 5) Teste de Compreensão Emocional. Para os demais testes aplicados na avaliação de linguagem (Fluência Verbal Semântica e Fonológica, Eficiência Narrativa, Atos de Fala, Reconto Parcial, Integral e Compreensão do Texto) não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em estudo. Foram realizados cinco testes da Bateria CANTAB e seus resultados analisados através de dezesseis medidas de extração diferentes. Dentre as dezesseis medidas de extração analisadas, o grupo idoso apresentou pior desempenho em dez medidas em comparação ao grupo controle.
Presidente - 127.329.402-59 - DOMINGOS LUIS WANDERLEY PICANCO DINIZ - UFOPA
Externo ao Programa - 2375270 - ROSEANE BORNER DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2153060 - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 09/11/2012 10:21