Notícias

Banca de DEFESA: ISABELLE CHRISTINE VIEIRA DA SILVA MARTINS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELLE CHRISTINE VIEIRA DA SILVA MARTINS
DATA: 19/06/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO PROF. DR. "JOÃO PAULO DO VALLE MENDES"/ICB/UFPA.
TÍTULO:

"EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM AÇAÍ CLARIFICADO (Euterpe oleracea Mart.) SOBRE MARCADORES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE"


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Euterpe. Açaí. Doença renal crônica. Estresse oxidativo. Hemodiálise


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Pacientes com doença renal crônica (DRC) em hemodiálise (HD) apresentam um quadro caracterizado pela redução das enzimas antioxidantes e aumento da produção de radicais livres, que apresentam forte associação com complicações cardiovasculares. Assim, várias estratégias terapêuticas têm sido usadas para reduzir o excesso do estresse oxidativo nesses pacientes. Nesse sentido pesquisas com o fruto amazônico Euterpe oleracea, conhecido como açaí, tem mostrado que a suplementação desse fruto produz efeito protetor contra o estresse oxidativo na doença cardiovascular, câncer e envelhecimento, visto que é rico em compostos fenólicos que são potentes antioxidantes. Contudo, não existem estudos que tenham avaliado o efeito do açaí no estresse oxidativo em pacientes renais crônicos em hemodiálise. Assim, o objetivo desse estudo piloto foi avaliar os efeitos da suplementação de açaí clarificado em marcadores de estresse oxidativo em pacientes em hemodiálise, em comparação com o grupo sem suplementação. Oito pacientes em hemodiálise (55,5 ± 4,9 anos) foram randomizados e receberam 20 mL de açaí liofilizado e clarificado, três vezes por semana durante 8 semanas e foram comparados com dez pacientes em hemodiálise sem suplementação (56,1 ± 3,4 anos). Os marcadores plasmáticos de estresse oxidativo – malondialdeído (MDA), nitrito, glutationa total (GT), atividade da catalase (CAT) e glutationa peroxidase (GPx) – foram avaliados antes e pós suplementação. A análise estatística foi realizada usando o Stata 14, com α=5%, com significância p<0,05 considerada como estatisticamente significante. Os níveis plasmáticos de MDA foram reduzidos após suplementação com açaí de 80,2 ± 9,5 para 66,1 ± 14.5 pg/mL (p= 0,043). Esse estudo piloto indica que o consumo de açaí, um alimento popular no Norte do Brasil pode ser uma estratégia nutricional alternativa na redução dos marcadores de estresse oxidativo em pacientes em hemodiálise.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2384036 - ALEJANDRO FERRAZ DO PRADO
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 326297 - MARIA DA CONCEICAO NASCIMENTO PINHEIRO
Interno - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 10:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1