Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL ÁNGEL CÁCERES DURÁN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL ÁNGEL CÁCERES DURÁN
DATA: 12/11/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA SAT-02/ICB/UFPA.
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE POLIMORFISMOS DOS GENES TIMIDILATO

SINTASE, METILENO-TETRAHIDROFOLATO REDUTASE E METIONINE SINTASA EM TUMORES DA MAMA


PALAVRAS-CHAVES:

câncer de mama, timidilato sintase, metileno-tetrahidrofolato redutase, metionina sintase, polimorfismo.


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O câncer de mama (CM) é tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Polimorfismos genéticos têm sido associados como fatores na etiologia desta doença, dentro estes estão os polimorfismos em genes da via do folato, como Timidilato Sintase (TYMS), Metileno-tetrahidrofolato Redutase (MTHFR) e Metionina Sintase (MTR). TYMS codifica para a enzima timidilato sintase, responsável pela conversão de desoxiuridina monofosfato (dUMP) em desoxitimidina monofosfato (dTMP), usando 5,10-metileno-tetrahidrofolato como doador de metil, essencial para fornecer timina para a síntese e a reparação do DNA. TYMS tem uma repetição em tandem polimórfica na região 5’-UTR (TSER) que contém, geralmente, uma tripla (3R) ou dupla (2R) repetição de uma sequência de 28 pb. Acredita-se que as variantes do TSER sejam funcionalmente relevantes e estejam hipoteticamente associadas ao risco de CM. Foi descrito também um SNP G>C dentro da segunda repetição no alelo 3R, associada a diferentes atividades transcricionais do gene. Outro polimorfismo em TYMS é uma variação de uma sequência de 6 pb (TTAAAG) na posição 1494 da região 3'-UTR. Determinou-se que o alelo -6pb está ligado com a instabilidade do RNAm in vitro, os baixos níveis destes e a menor expressão intratumoral in vivo. MTHFR codifica a enzima 5,10-metileno-tetrahidrofolato redutase que regula o equilíbrio entre a metilação celular e a síntese de ácidos nucléicos, catalisando a conversão de 5,10-metileno-tetrahidrofolato a 5-metiltetrahidrofolato fornecendo grupos metil para a conversão de homocisteína em metionina. Entre os polimorfismos de MTHFR estão os SNPs C677T e A1298C que geram uma atividade enzimática reduzida que afeta a síntese dos ácidos nucleicos e a disponibilidade de grupos metilo para processos bioquímicos, que podem aumentar o risco de CM. MTR codifica para metionina sintase, que catalisa a remetilação de homocisteína a metionina, um aminoácido precursor essencial da S-adenosilmetionina, que é um doador de metilo universal envolvido em reações de metilação, incluindo a metilação de DNA. Considerando o exposto, o objetivo deste estudo é determinar se os polimorfismos dos genes TYMS, MTHFR e MTR aumentam o risco de desenvolver CM. Para isso, serão utilizadas 61 amostras de pacientes e 35 de controles para as quais foi realizada a extração e purificação do DNA, a amplificação por PCR dos fragmentos contendo os polimorfismos e sua posterior análise diretamente através da visualização em gel, por PCR-RFLP e/ou por sequenciamento automático. Se realizara uma análise de significância estatística para avaliar as associações de todos os polimorfismos estudados com o risco de desenvolver MC e as características clínicas dos pacientes.

Palavras-chave: câncer de mama, timidilato sintase, metileno-tetrahidrofolato redutase, metionina sintase, polimorfismo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2432825 - BARBARA DO NASCIMENTO BORGES
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO MATOS CARVALHO BASTOS
Externo ao Programa - 327137 - MARIA LUCIA HARADA
Notícia cadastrada em: 31/10/2018 11:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2