Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LANE COELHO VIANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LANE COELHO VIANA
DATA: 22/08/2012
HORA: 16:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO HUJBB
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA SOBRE AS ALTERAÇÕES GLIAIS E DE MATRIZ EXTRACELULAR INDUZIDAS POR CONDIÇÕES PERINATAIS ADVERSAS: CORRELAÇÕES ENTRE AS ALTERAÇÕES GLIAIS E OS PARÂMETROS DIFUSIONAIS DO ESPAÇO EXTRACELULAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Exercício, Cuidado Materno, Células gliais, Difusão extracelular.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
RESUMO:

A difusão de substâncias neuroativas no espaço extracelular modula a transmissão sináptica e participa de mecanismos de transmissão extrasináptica, que permite a comunicação entre sinapses adjacentes e/ou entre neurônios e células gliais (Vargova e Sykova, 2008). Após a elucidação do modelo da sinapse tetrapartite, as propriedades do espaço extracelular envolvendo elementos da matriz extracelular e seus compostos foram apresentados como o quarto elemento importante na função sináptica no encéfalo, mudando o foco das pesquisas em neurociências, que durante décadas permaneceram quase que exclusivamente na função, alterações e interações neuronais. A perda das barreiras difusionais, que pode ocorrer por redução de elementos da matriz extracelular, do número de sinapses ou da interface neurônio-glia podem induzir mudanças nos potenciais de ação interferindo diretamente na atividade neuronal. Assim, alterações nos padrões difusionais, dificultando ou facilitando a difusão no encéfalo para além dos padrões encontrados no encéfalo normal afetam a transmissão neuronal com implicações funcionais importantes. Como as células gliais representam uma barreira física para a difusão e foi demonstrado na primeira parte deste projeto que o tamanho da ninhada e vida sedentária afetam o número e a distribuição de microglias no giro denteado, levantamos a hipótese de que essas alterações vão se refletir nos padrões de difusão do espaço extracelular. Para investigar essa hipótese realizaremos medidas de difusão no espaço extracelular do giro denteado empregando fatias de cérebro mantidas sob perfusão com líquido cerebroespinhal artificial através do método de iontoforese de tetrametilamônio em tempo real (Mazel et al., 2002; Vorisek et al., 2002). É esperado que com a redução do número de microglias e suas conseqüências para a matriz extracelular nos animais exercitados, encontremos parâmetros difusionais mais próximos daqueles da condição homeostática.  Uma vez próximo daquela espera-se que a difusão de substâncias neuroativas no espaço extracelular recupere sua capacidade modulatória da transmissão sináptica através de mecanismos de transmissão extrasináptica (entre sinapses adjacentes e/ou entre neurônios e células gliais) (Vargova e Sykova, 2008) respondendo pelo menos em parte pelo maior desempenho cognitivo dos animais exercitados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Presidente - 326314 - CRISTOVAM WANDERLEY PICANCO DINIZ
Externo ao Programa - 2375270 - ROSEANE BORNER DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 08/08/2012 09:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2