Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARJORIE LUJAN MARQUES TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARJORIE LUJAN MARQUES TORRES
DATA: 02/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA SAT-09/ICB/UFPA.
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POSSÍVEL EFEITO PROTETOR DA Euterpe oleracea (AÇAÍ) NAS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS OBSERVADAS NO QUADRO DE MALÁRIA CEREBRAL INDUZIDO POR Plasmodium berghei (ANKA) EM MODELO MURINO.


PALAVRAS-CHAVES:

Malária, Plasmodium berghei (PbA), Euterpe oleracea, Açaí, malária cerebral experimental, protocolo SHIRPA.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A malária cerebral (MC) é uma das complicações mais severas atribuídas à infecção pelo protozoário Plasmodium falciparum, ganhando destaque nas taxas de mortalidade infantil em áreas endêmicas. Esta enfermidade apresenta uma patogênese complexa e ainda pouco elucidada, estando associada a alterações cognitivas, comportamentais e motoras. Visando ampliar os conhecimentos a respeito desta patologia e procurando os benefícios atribuídos ao consumo diário de antioxidantes, o principal objetivo deste trabalho é avaliar o efeito protetor do fruto da Euterpe oleracea (açaí) durante a evolução do quadro de malária cerebral experimental (MCE) induzida em modelo murino por meio da inoculação da cepa ANKA de Plasmodium berghei (PbA). Para tal, utilizaram-se camungondos da linhagem Albino Suíço, os quais foram inoculados intraperitonealmente (i.p.) com 10⁶ de eritrócitos parasitados. Os animais (fêmeas e machos entre 4 a 6 semanas) foram divididos em quatro grupos, dentre os quais os grupos Açaí e PbA+Açaí foram mantidos com uma dieta exclusiva com ração enriquecida com açaí, e aos grupos Controle e PbA foram proporcionadas somente ração padrão durante os 22 dias de experimento. Para caracterização do quadro de MCE foram avaliados diversos parâmetros como o surgimento dos sinais clínicos (com o auxílio do protocolo SHIRPA), curva de sobrevivência, parasitemia (%), ganho de massa corpórea e permeabilidade vascular. Estudos sugerem que a produção de espécies reativas de oxigênio (ERO´s) desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do quadro de MC, já que, no decorrer da doença ocorre um desequilíbrio no estado redox. Neste contexto, uma dieta rica em antioxidantes, como por exemplo o açaí, poderia ser utilizada como tratamento natural coadjuvante para amenizar as alterações neurológicas desenvolvias durante a evolução do quadro de malária cerebral experimental (MCE) em modelo murino.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN BARROSO ARAUJO GRISOLIA
Interno - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 1502904 - EVANDER DE JESUS OLIVEIRA BATISTA
Notícia cadastrada em: 25/04/2018 11:01
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1