Notícias

Banca de DEFESA: ANANDA MARQUES PETY

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANANDA MARQUES PETY
DATA: 30/04/2018
HORA: 14:30
LOCAL: SALA SAT-01/ICB/UFPA.
TÍTULO:

NOVAS ABORDAGENS EVOLUTIVAS EM PEIXES DA AMAZÔNIA:
MAPEAMENTO DE ELEMENTOS REPETITIVOS COMO MARCADORES PARA ESTUDOS EM ESPÉCIES DO CLADO PECKOLTIA (SILURIFORMES, LORICARIIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Peckoltia, DNA repetitivo, evolução cromossômica.


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Os dados citogenéticos fornecem informações importantes sobre a diversidade de Loricariidae, pois eles corroboram as análises de classificação das espécies não descritas e ajudam na compreensão da diversidade inter-intraespecífica. No entanto, entre as espécies do clado Peckoltia, somente a determinação do número de cromossomos não resolve essas questões, porque a maioria das espécies exibe um número diplóide (2n) estável. Assim, o uso de outros marcadores cromossômicos, são necessários para esclarecer a organização genômica dessas espécies e entender sua diversidade. O mapeamento físico de DNAs repetitivos tem sido amplamente utilizado como uma ferramenta importante no estudo de problemas taxonômicos e evolutivos em peixes, bem como para entender os processos de organização genômica e diversificação. O objetivo do presente trabalho foi mapear sítios ribossômicos (rDNA) 5S e 18S, e discutir os mecanismos de organização e diversificação dessas sequências. As espécies analisadas foram encontradas com 2n = 52 e compartilham FC = 38m-sm + 14st-a cromossomos, exceto P. vittata com FC = 34m-sm + 18st-a. Foram observadas variações extensas no número e localização dos sítios de rDNA 5S e 18S entre as espécies. O mapeamento cromossômico dos rDNA 5S e 18S, contribuem para melhor compreensão dos padrões de distribuição dessas sequências, sua função na evolução cromossômica dentro do gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO MATOS CARVALHO BASTOS
Interno - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA
Presidente - 2315294 - RENATA COELHO RODRIGUES NORONHA
Notícia cadastrada em: 25/04/2018 09:30
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2