Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADEMIR FERREIRA DA SILVA JUNIOR
DATA: 06/06/2012
LOCAL: AUDITÓRIO "PROF. DR. MANOEL AYRES"/ICB/UFPA

INTOXICAÇÃO CRÔNICA EXPERIMENTAL COM CITRATO DE ALUMÍNIO: PADRÕES DEGENERATIVOS, COMPORTAMENTAIS E TERAPIA EXPERIMENTAL COM MAGNÉSIO APÓS LESÃO HIPOCAMPAL

Magnésio, Citrato de Alumínio, Hipocampo, Memória, Aprendizado

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Evidências experimentais sugerem que o alumínio é um agente neurotóxico com ações deletérias sobre os processos cognitivos. No entanto, poucos estudos investigaram os efeitos neurocomportamentais da intoxicação experimental com alumínio. Neste estudo, investigamos os efeitos comportamentais, histopatológicos e bioquímicos da intoxicação crônica com citrato de alumínio sobre o hipocampo de ratos adultos, ao mesmo tempo delineando terapia experimental de tratamento com magnésio para a reversão das alterações neuropatológicas encontradas. Utilizou-se 70 ratos Wistar machos de 230-250 g, divididos em 1 grupo controle (G1), grupo citrato de sódio (G2), grupo citrato de alumínio (G3), citrato de alumínio + sulfato de magnésio (G4), citrato de sódio + sulfato de magnésio (G5). A dose usada de citrato de alumínio foi de 100 mg/kg e sulfato de magnésio 250 mg/kg. O neurotóxico foi administrado por via intragástrica, durante 30 dias. Os animais foram submetidos aos testes comportamentais do campo aberto, Rota rod, Reconhecimento social e Labirinto em T elevado (LTE). Além disso, foi verificado os níveis de alumínio no hipocampos dos animais em espectrômetro de absorção atômica em forno de grafite (GF AAS). Verificou-se que o grupo G3 apresentou um aumento da atividade locomotora no teste do campo aberto em comparação ao grupo controle e já o grupo G4 apresentou uma diminuição (P<0.001). No teste do Rota rod, não houve diferença significativa entre os grupos. Nos teste de memória do LTE e de Reconhecimento social, os animais do grupo G3 apresentaram um déficit no aprendizado em relação aos demais grupos e já os animais do grupo G4 apresentaram um bom desempenho nos teste (P<0.001). Os níveis de alumínio encontrados no hipocampo do grupo G3 foi consideravelmente elevado e nos grupos G1, G2 e G4 os níveis ficaram abaixo do limite de detecção do equipamento. Estes resultados preliminares sugerem que a intoxicação experimental com citrato de alumínio induz déficits de aprendizado e memória e que a administração de sulfato de magnésio pode ter a capacidade de minimizar os danos causados pelo metal no hipocampo de animais intoxicados.

Externo ao Programa - 1546078 - KELLY DAS GRACAS FERNANDES DANTAS
Externo ao Programa - 1222986 - MARIA SOCORRO DOS SANTOS AGUIAR
Presidente - 2224452 - WALLACE GOMES LEAL
Notícia cadastrada em: 16/05/2012 10:39