Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELY DA SILVA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELY DA SILVA NASCIMENTO
DATA: 04/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA SAT-01/ICB/UFPA.
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POSSIVEL EFEITO NEUROPROTETOR DA VITAMINA C, CONTRA UM AGENTE ESTRESSOR, EM MODELO MURINO, NO PERIODO PÓS-NATAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Recém- nascidos, UTI, Dor, Vitamina C


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

A estadia nas unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal traz não só, um período longo de falta de estímulo e presença dos pais, como inúmeras consequências em logo prazo para o desenvolvimento normal do recémnascido (RN), prematuro ou gravemente doente. Os ganhos com os avanços da tecnologia nessas unidades trouxeram de fato, muitos benefícios para a sobrevida dos RN, no entanto a falta na humanização dos cuidados ao RN ainda preocupa. A prematuridade é a maior causa de mortes de RN no Brasil, e isso se dá, não só pela falta de politicas públicas voltadas para um melhor atendimento a essa população, como também o tratamento que esses bebês recebem, já que muitas vezes a dor, o estresse e a falta de atenção para a necessidade dos mesmos são negligenciados. Dessa forma a busca por alternativas que visem atenuar os efeitos negativos em longo prazo, na estadia nessas unidades, é cada vez maior, pois o uso de tratamentos farmacológicos muitas vezes trazem efeitos adversos indesejados, que também irão contribuir de forma negativa para o desenvolvimento dos RN. O uso dos tratamentos não farmacológicos que ajudem a diminuir o processo doloroso, como o uso da solução de sacarose, hoje é uma alternativa que visa atenuar os efeitos indesejados do tratamento farmacológico, onde os efeitos adversos são menores ou nulos. No entanto essas alternativas visam apenas à diminuição do processo doloroso, esquecendo-se de olhar para o desenvolvimento global dos RN prematuros. Diante disso a busca por uma alternativa que, apresente uma resposta satisfatória no que diz respeito não só a diminuição do processo doloroso, mas que ajude a atenuar os efeitos negativos e proporcione um crescimento normal dos RN, e de suma importância. Nesse sentido a vitamina C parece ter propriedades valiosas para serem exploradas, afim de, ser uma alternativa que vise à melhoria na estadia dos RN nas UTI. Com isso esse trabalho tem por objetivo, explorar as propriedades da vitamina C no comportamento, diante de um processo doloroso prologado, a fim de avaliar as resposta dessa substância, em um modelo murino pós- natal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2156594 - ELISANGELA DA SILVA FERREIRA
Interno - 327904 - ELIZABETH SUMI YAMADA
Presidente - 3445467 - GILMARA DE NAZARETH TAVARES BASTOS
Notícia cadastrada em: 22/03/2018 10:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1