Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 23/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: IFPA/BRAGANÇA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DO TIPO E DO TEMPO DE EXPOSIÇÃO AO CATIVEIRO SOBRE A NEUROGÊNESE HIPOCAMPAL DE BROWN-HEADED COWBIRDS (MOLOTHRUS ATER)


PALAVRAS-CHAVES:

Neurogênese, plasticidade cerebral, hipocampo, cowbirds.


PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Como modelo experimental, utilizamos os pássaros parasitas de ninho (Brownheaded cowbirds - Molothrus ater) por nos fornecer um bom modelo de investigação das habilidades cognitivas, pois são aves parasitas obrigatórios, em que somente as fêmeas procuram por ninhos de outras aves para pôr seus ovos, monitorando e revendo os ninhos parasitados. O hipocampo é uma estrutura envolvida nessas habilidades cognitivas e as modificações na estrutura hipocampal estão estreitamente associadas a adaptações relacionadas com os diferentes estilos de vida, condições ambientais e com o tempo de cativeiro. Para testar a hipótese da influência do tempo de cativeiro (20 dias e 24 meses) em diferentes condições de ambientes (padrão e enriquecido) sobre a neurogênese hipocampal, nós quantificamos o número de neurônios hipocampais imunomarcados por duplacortina (DCX) na região V-hipocampal e região triangular de 24 aves cowbirds fêmeas através de método estereológico sem víeis baseado em amostras aleatórias. Verificamos o volume hipocampal e telencefálico por marcações de NeuN e o volume do soma neuronal através do probe nucleator. E também verificamos a neurogenese através de densidade óptica de secções TrkB+ e os níveis de BDNF sanguíneos pelo método de ELISA. Para constatar se as diferenças encontradas eram estatisticamente significativas empregamos o teste Anova Two-Way. Nossos resultados revelaram que o enriquecimento ambiental aumentou a neurogênese no V hipocampal total. Em contrapartida, há uma diminuição da neurogenese influenciados pelo tempo longo tempo de cativeiro. Verificamos também que o ambiente alterou o tamanho do corpo celular e que o volume telencefálico é influenciado pelo tempo de cativeiro, proporcionando uma diminuição de volume e no volume hipocampal o tempo de cativeiro influenciou o volume hipocampal, principalmente como aumento na porção posterior. Sugerimos que as diferenças encontradas são influenciadas pelo padrão de comportamento das fêmeas de cowbirds e a demanda do estimulo ambiental. Dando-nos bases sobre a plasticidade neural associada à função da neurogênese do hipocampo adulto das aves. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTOVAM GUERREIRO DINIZ
Presidente - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES
Externo à Instituição - NARA GYZELY DE MORAIS MAGALHÃES
Notícia cadastrada em: 20/03/2018 07:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1