Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANA DE NAZARÉ ARAÚJO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYANA DE NAZARÉ ARAÚJO MOREIRA
DATA: 11/06/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO "ARLINDO PINTO" - PRÉDIO ANEXO/ICB
TÍTULO: COMPARAÇÃO ENTRE OS ASPECTOS MORFOLÓGICOS DE CÉLULAS DA CAMADA I DO CÓRTEX VISUAL DO GUINEA PIG (Cavia porcellus) E DO RATO WISTAR (Rattus norvegicus)
PALAVRAS-CHAVES: Camada I. Guinea-pig. Morfologia. Cortéx cerebral.
PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Histologia
RESUMO: Ao olhar para o neocórtex, percebemos prontamente a diferenciação das seis camadas que o compõe. Entre essas camadas destacaremos a camada I, também chamada plexiforme pela baixa densidade neuronal e alta densidade de fibrasa nervosas. Investigações mais profundas sobre a camada I são fundamentais para o entendimento das relações forma/função desempenhadas por seus neurônios. Nesse estudo, avaliaremos a morfologia dos neurônios da camada I do guinea pig (Cavia porcellus), um mamífero notável por seu alto grau de maturidade neurológica ao nascer e compararemos com os neurônios do rato wistar. Vamos analisar e comparar a morfologia dos tipos celulares através das medidas dendríticas, área do soma, análise de distribuição de Sholl, área de campo receptor e distância entre os neurônios e a pia-máter. Foram utilizados 35 guinea pigs com idades de 4 a 5 dias pós-natal. Fizemos cortes coronais na região occipital e realizamos registro em whole-cell utilizando a técnica de patch-clamp. Após o registro injetamos biocitina 0,5% para marcação dos neurônios. Analisamos, até então, doze células na área visual da camada I de guinea pigs e identificamos os seguintes tipos neuronais: horizontais, ascendentes, descendentes e radial. Como resultados preliminares encontramos diferenças significativas entre o número de dendritos das células horizontais e radiais. Ao avaliar o número de dendritos primários a quintenários entre os tipos celulares, encontramos diferenças, mais uma vez, entre as células horizontais e radiais. Quanto ao comprimento dendrítico total, encontramos diferenças entre as células ascendentes que apresentou valor significativamente maior que as radiais. As células horizontais e radiais, apresentaram também diferenças significativas em relação à distância entre a pia-máter e o centro do corpo celular, onde as células radiais são significativamente mais distantes da pia que as células horizontais. Podemos perceber, através da análise de Sholl, que nas células horizontais, ascendentes e radiais o maior número de interseções ocorre até os primeiros ~ 50 μm de distância do centro do corpo celular, e este comportamento se dá de forma crescente, onde o número máximo de interseções das células horizontais acontece por volta dos 40 μm de distância do soma. Já na célula descendente esse número se extende para até ~ 110 μm com pico em 40 μm e 90 μm.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIEL VALLE VASCONCELOS SANTOS
Externo ao Programa - 2178281 - JEANNIE NASCIMENTO DOS SANTOS
Presidente - 1153256 - MANOEL DA SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 09/06/2014 09:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1