Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: REGIANNE MACIEL DOS SANTOS CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: REGIANNE MACIEL DOS SANTOS CORREA
DATA: 05/05/2017
HORA: 14:30
LOCAL: SALA LAM-6, DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/UFPA.
TÍTULO:

Avaliação in vitro dos efeitos citotóxicos e genotóxicos do antifúngico fluconazol em linhagem de rim de macaco africano (VERO)


PALAVRAS-CHAVES:

fluconazol, citotoxicidade, genotoxicidade, ensaio do MTT, ensaio do cometa, teste do micronúcleo, estresse oxidativo.


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Mutagenese
RESUMO:

Infecções fúngicas invasivas constituem cada vez mais um importante problema de saúde pública devido ao crescimento de populações imunodeficientes, ao desenvolvimento de antifúngicos resistentes e limitações na eficácia e toxicidade dos antifúngicos atuais. O fluconazol é o composto mais conhecido entre os triazóis, pois é uma alternativa terapêutica habitual no tratamento de infecções fúngicas sistêmicas específicas. No entanto, várias desvantagens do fluconazol têm sido relatadas, como as reações adversas, atividade fungistática ao invés de fungicida e resistência a certos derivados azólicos e a outros antifúngicos. O estudo da genotoxicidade representa um papel importante no desenvolvimento de novos fármacos devendo ser realizado nos estágios iniciais deste desenvolvimento, a fim de fornecer prognósticos a respeito de um possível potencial genotóxico e/ou carcinogênico e para auxiliar na obtenção de novas estruturas químicas menos tóxicas. No que diz respeito ao fluconazol, são poucos os estudos disponíveis na literatura que avaliem os efeitos genotóxicos deste antifúngico. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar os possíveis efeitos citotóxicos e genotóxicos induzidos pelo antifúngico fluconazol in vitro em linhagem de rins de macaco verde africano (VERO).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO MACHADO DA ROCHA
Interno - 2189846 - EDILENE OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 1263503 - MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
Notícia cadastrada em: 27/04/2017 11:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1