Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALI VALIM OLIVER BENTO TORRES
DATA: 13/05/2016
LOCAL: auditorio da disciplina de anatomia patologica HUJBB

BAIXA ESCOLARIDADE REDUZ TEMPO DE REAÇÃO, ATENÇÃO VISUAL SUSTENTADA, APRENDIZADO E MEMÓRIA EM IDOSOS SAUDÁVEIS

envelhecimento, cognição, avaliação neuropsicológica sem viés, saúde pública, prevenção, educação, declínio cognitivo

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

Poucos estudos examinaram o impacto da baixa escolaridade no declínio cognitivo relacionado à idade utilizando testes neuropsicológicos sem viés. Isto é particularmente necessário em países onde as desigualdades econômicas e sociais dominam o cenário. O presente trabalho investigou as influências da idade (60 – 69 vs acima de 70 anos de idade) e da baixa escolaridade no desempenho cognitivo em idosos brasileiros saudáveis residentes em comunidade com suas famílias na cidade de Belém (PA, Brasil). Considerando que muitos procedimentos psicométricos podem ser influenciados por variáveis socioculturais e educacionais, tanto qunto pela forma de aplicar e colher os resultados dos testes cognitivos utilizamos a Bateria Cambridge de Testes Neuropsicológicos Automatizados (CANTAB). Foram medidas as funções de Atenção Visual Sustentada, Tempo de Reação, Memória Espacial de Trabalho e Aprendizado e Memória Episódica em 182 idosos de ambos os gêneros. Foi realizado levantamento do histórico médico e de saúde e excluidos os idosos com déficits cognitivos (com base no Mini-Exame de Estado Mental) e que não atendessem aos critérios de inclusão estabelecidos. Foram considerados critério de inclusão no estudo: acuidade visual minima de 20/30, ausência de história prévia ou atual de trauma crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, alcoolismo crônico, doenças neurológicas, queixas subjetivas de memória, além de ausência de doenças psiquiátricas, incluindo a depressão primária. Foram excluídos os voluntários com sinais clínicos e/ou hematológicos de infecção ativa. Para medir as influências e possível interação entre escolaridade e idade sobre o desempenho cognitivo dos idosos foi realizada a Análise de Varância de dois critérios. Os voluntários foram agrupados de acordo com o nível de escolaridade (1 a 7 e ≥ 8 anos de escolaridade) e idade (60-69 e ≥ 70 anos de idade). Os resultados indicaram que, em média, a escolaridade dos idosos influencia o desempenho de 9 dos testes empregados: atenção visual sustentada (RVP Latência: F = 8,27, p = 0,005; RVP A′: F = 15,61; p = 0,0001; RVP PH: F = 5,17; p = 0,02) e aprendizado e memória (PAL TEA: F = 17,02, p = 0,00006; PAL MTS: F = 17,38, p = 0,00005; PAL FTMS: F = 17,57, p = 0,00004), desempenho nos paradigmas simples e de cinco escolhas do Tempo de Movimento: RTI SMT: F = 9,26, p = 0,003; RTI 5CMT: F = 19,47, p = 0,00002) e Erro total no teste Memória Espacial de trabalho (SWM TE: F = 4,39, p = 0,04). Além disso a idade influencia a latência de resposta no teste de Tempo de Reação, paradigma de cinco escolhas (RTI 5CRT: F = 5,72; p = 0,02). Os resultados sugerem que melhorar a escolaridade deve ser um dos alvos das ações preventivas dedicadas a minimizar os declínios cognitivos associados ao envelhecimento, e que a CANTAB pode ser útil para a detecção de alterações cognitivas sutis no envelhecimento saudável.

Presidente - 326314 - CRISTOVAM WANDERLEY PICANCO DINIZ
Interno - 1734253 - GIVAGO DA SILVA SOUZA
Externo ao Programa - 2490657 - JANARI DA SILVA PEDROSO
Interno - 2178367 - ROMMEL MARIO RODRIGUEZ BURBANO