Banca de QUALIFICAÇÃO: DENIS VIEIRA GOMES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENIS VIEIRA GOMES FERREIRA
DATA: 29/04/2016
LOCAL: Auditório Dr. Miguel Cordeiro de Azevedo - Instituto Evandro Chagas, Av. Almirante Barroso nº 492

ESTUDO DA ENCEFALITE CAUSADA PELO VÍRUS MARABÁ INOCULADO EM CAMUNDONGOS C57/BL6 POR VIA INTRANASAL EM DUAS DIFERENTES CONCENTRAÇÕES: UMA ANÁLISE HISTOPATOLÓGICA E DA EXPRESSÃO DE CITOCINAS

MIELOENCEFALITE, VÍRUS-MARABÁ, MONOMEGALOVÍRUS, RAHBDOVÍRUS.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A maioria dos vírus capazes de causar doenças graves e mortes em humanos estão agrupados na ordem Monomegavilares. São patógenos com alta taxa de infectividade e alto impacto econômico, pois também podem causar grande mortandade em criações de gado. Uma das quatro famílias da ordem Monomegavirales são os Rabdhovirus. Alguns destes vírus são neurotroficos, causando infecções sérias no sistema nervoso central, com sequelas irreversíveis ou morte em poucos dias após os primeiros sintomas. O vírus Marabá é um Rabdhovirus e, apesar de ainda não haver evidências de infecções em humanos, pode causar a morte por mieloencefalite de animais de laboratórios em poucos dias. Na literatura pouquíssimo se sabe sobre os mecanismos de doença causados pelo vírus Marabá, o que torna esse trabalho de relevância ao acúmulo de conhecimento nesse aspecto. Esse estudo tem por objetivo analisar a resposta imunológica e os aspectos da neuropatologia da encefalite causada pelo vírus marabá em camundongos C57/BL6. Para isso foi preparado um estoque viral a partir de camundongos neonatos, o macerado destes serão utilizados para produção de anticorpos mouse anti-vírus marabá, para a detecção por imunofluorescência do vírus no parênquima cerebral de camundongos adultos infectados; e infecção dos camundongos adultos (grupo experimental) por via intra-nasal em duas concentrações diferentes do vírus, 1:10 e 1:100000. Os animais do grupo experimental serão sacrificados nos tempos de 3, 7 e 12 dias após a infecção, concomitantemente com seus respectivos controles. A cérebro desses animais serão utilizados para detecção de citocinas (IL-1β, IL-12p40, IL-10, IL-4, TGF-β1, IL-2, IL-6, TNF-α, IFN-γ, IL-17A, IL-10 e IL-4), Reação de Griess (Óxido Nítrico), imunofluorescência (detecção do vírus no parênquima cerebral), imunohistoquímica (IBA-1) e histopatologia. As análises estatísticas serão baseadas em números detrês experimentos e analisados a partir do software GraphPad Prism 5 utilizando o teste ANOVA Two-way, pós-teste de Comparação Múltipla de Bonferroni, com p<0,001, p<0,01 e p<0,05.

Externo à Instituição - ANA PAULA DRUMMOND RODRIGUES
Externo à Instituição - JANNIFER OLIVEIRA CHIANG
Presidente - 081.060.962-20 - JOSE ANTONIO PICANCO DINIZ JUNIOR - IEC
Notícia cadastrada em: 14/04/2016 15:31