Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA BATISTA DE JESUS

DISCENTE: JESSICA BATISTA DE JESUS
DATA: 20/04/2016
LOCAL: Laboratório de Neuroquímica celular e molecular, ICB/UFPA

Análise da Expressão do Gene WNT e NFAT5 em células neurais do sistema nervoso periférico mediante a ação da Ciclosporina A

Neuropatia, Ciclosporina A, NGF, TRKA, NFAT5, WNT, Gânglio da raiz Dorsal.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Lesões nos nervos acarretam neuropatias periféricas, como observado na hanseníase, que é acompanhada por uma redução tecidual de NGF e de seu receptor de alta afinidade Tirosina Cinase A (TrkA), mediante a afinidade do bacilo por células de Schwann, que são as principais células secretoras de NGF e de outras neurotrofinas no SNP e possuem o papel regulador da expressão de genes que favoreçam a sobrevivência celular. Já foi demonstrado que o comprometimento autoimune favorece a neuropatia da Hanseníase, de modo que os pacientes em reação hansênicas apresentam altos níveis de autoanticorpos anti-NGF. Em trabalho anterior realizado pelo grupo, na tentativa de inibir a produção desses autoanticorpos, pacientes foram tratados com 5mg/Kg/dia do imunomodulador Ciclosporina A (CsA). Como resultado, os pacientes apresentaram supressão da produção de anti-NGF após um mês de tratamento. Estes surpreendentes efeitos da CsA na neuropatia da hanseníase sugere um papel neuroprotetor e possível promotor de plasticidade neural. A CsA age no sistema imune através da inibição de Calcineurina, No sistema nervoso, a ação neuroprotetora da CsA está associada ao bloqueio da Calcineurina como no sistema imune, porém vários outros fatores vem sendo investigados. Após um estímulo, que pode ser químico ou elétrico, ocorre a formação do complexo Cálcio-Calmodulina, ativando a Calcineurina para seu papel de desfosforilar o fator de transcrição NFATc, localizado em uma região próxima ao núcleo, que livre da fosforilação, consegue atravessar a membrana nuclear e ativar a síntese de novas neurotrofinas, interleucinas, assim como autorregulação de diversas proteínas envolvidas. Trabalhos mostram o envolvimento do NFAT5, como fator de transcrição responsável pelo favorecimento da expressão de NGF in vitro em células da córnea humana. Buscamos no presente trabalho, avaliar mecanismos que possam esclarecer a ação da CsA no SNP como controlador de dor e favorecedor de possível plasticidade neural, como observado nos pacientes com hanseníase, de maneira independente de Calcineurina.

Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Presidente - 327182 - JOSE LUIZ MARTINS DO NASCIMENTO
Interno - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ
Notícia cadastrada em: 04/04/2016 11:47