Banca de DEFESA: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS

DISCENTE: ALEXANDRE MAIA DE FARIAS
DATA: 28/02/2014
LOCAL: AUDITÓRIO "MIGUEL CORDEIRO DE AZEVEDO"/INSTITUTO EVANDRO CHAGAS - AV. ALMIRANTE BARROSO, 492 - MARCO
TÍTULO: ESTUDO DA NEUROPATOLOGIA INDUZIDA PELO VÍRUS MARABÁ EM MODELO MURINO
PALAVRAS-CHAVES: Resposta imune. Microglia. Astrócitos. Neurônios. Vírus Marabá. Citocinas. Óxido nítrico.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O vírus Marabá (Be AR 411459) é um Vesiculovírus (VSV), membro da família Rhabdoviridae, isolado em 1983, de um pool de flebotomíneos capturado em Serra Norte (Marabá-Pará, Brasil) pela Seção de Arbovírus do Instituto Evandro Chagas. Na literatura pouco se tem sobre neuropatologia experimental induzida pelo vírus Marabá, apesar dos 30 anos de isolamento. Um único estudo, porém, revelou que a infecção viral em camundongos recém-nascidos provoca necrose de neurônios em várias regiões do sistema nervoso central (SNC) incluindo cerebelo, hipocampo e Striatum. O objetivo do presente trabalho foi investigar a infecção viral no SNC, ativação microglial e astrocitária, aspectos histopatológicos, expressão de citocinas, MCP-1 e de óxido nítrico (NO), na encefalite induzida pelo vírus Marabá in vivo. Para tanto, foram realizados processamentos de amostras para análise histopatologica; immunohistoquímica para marcação de microglia, astrócitos e do antígeno viral; testes de quantificação de citocinas, NO e análises estatísticas. Os resultados demontraram que os animais infectados (Ai) 3 dias após a inoculação (d.p.i.) apresentam discreta marcação do antígeno viral, bem como quanto a ativação microglia e astrócitos . Por outro lado, nos Ai 6 d.p.i. a marcação do antígeno viral foi observada em quase todas regiões encefálicas, observando-se intensa ativação microglial nestes locais, embora a astrogliose tenha sido menor. Edema, necrose e apoptose de neurônios foram observados principalmente no bulbo olfatório, septum, e córtex frontal dos Ai 6 d.p.i. Estes dados estão em linha com os resultados da quantificação de citocinas e NO. As amostras dos Ai 6 d.p.i apresentaram maior expressão de IL-12p40, IL-6, TNF- α, INF-ү, MCP-1 e de NO, assim como da citocina antinflamatória IL-10 (expressa como um mecanismo de retroalimentação negativo), quando comparados aos animais controles e Ai 3 d.p.i. Por outro lado, a expressão de TGF-β, importante imunossupressor, não foi significativo em todos os grupo e tempos avaliados (3 e 6 d.p.i.). Estes resultados indicam que a infecção induzida pelo vírus Marabá em camundongo Balb/c adulto 6 d.p.i. produz uma forte resposta imune inflamatória que pode ser letal para o animal.
Externo à Instituição - ANA PAULA DRUMMOND RODRIGUES
Externo ao Programa - 1055410 - ENIO MAURICIO NERY DOS SANTOS
Presidente - 081.060.962-20 - JOSE ANTONIO PICANCO DINIZ JUNIOR - IEC
Notícia cadastrada em: 18/02/2014 10:54