Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELE PRISCILA SOARES DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELE PRISCILA SOARES DE AGUIAR
DATA: 28/01/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório Silveira Neto - ICS/UFPA
TÍTULO:

PROTEÍNAS RELACIONADAS A NEUROPLASTICIDADE: INFLUÊNCIA DA PRIVAÇÃO SENSORIAL E DEGRADAÇÃO DAS REDES PERINEURONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Módulos de processamento sensorial; Córtex de barris; Privação Sensorial; Período Crítico de Plasticidade; Neuroplasticidade.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

O sistema nervoso central (SNC) tem a capacidade de processar e armazenar informações colhidas do ambiente e se modificar para se adequar à diversidade de estímulos ambientais, entretanto, possui baixa capacidade regenerativa após lesão ou doença neurodegenerativa. Diversos trabalhos estão demonstrando os mecanismos celulares e moleculares que atuam na plasticidade do SNC, como as moléculas de proteoglicanos de sulfato de condroitina (PGSC), um importante componente da matriz extracelular do tecido nervoso responsável pela estabilização sináptica, concentração de fatores de crescimento e íons próximo aos neurônios. A degradação dos PGSC do tecido nervoso (re)abre uma potencial janela para plasticidade do SNC. O objetivo de nosso trabalho é avaliar a influência da degradação dos PGSC na reorganização morfológica de módulos de processamento sensorial (córtex de barris de ratos), em modelo experimental de privação sensorial (vibrissectomia) durante o período crítico de plasticidade, sobre a expressão de proteínas relacionadas à neuroplasticidade. Para isso, utilizaremos 36 ratos (Rattus novergicus) da linhagem Wistar submetidos à vibrissectomia da face direita desde o primeiro dia de vida (P0) até o fim do período crítico de plasticidade (P30). Animais com 40 dias de vida receberão implantes epidurais de polímero Elvax, previamente saturado com condroitinase ABC (ChABC, Sigma - Brasil) ou com soro bovino fetal (BSA), no hemisfério cerebral contralateral à privação sensorial (esquerdo), em local correspondente ao córtex de barris na área somestésica primária (S1). Os animais serão perfundidos 10 ou 20 dias após o implante do polímero para análise histológica ou o córtex de barris de ambos os hemisférios cerebrais serão coletados para quantificação molecular de proteínas relacionadas à neuroplasticidade como c-Fos, BDNF e sinaptofisina.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 2127187 - ELIA PINHEIRO BOTELHO
Notícia cadastrada em: 27/01/2016 15:02
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2